Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Médico aponta 6 problemas de saúde associados ao excesso de peso

Mais da metade dos brasileiros adultos têm excesso de peso. São 96 milhões de pessoas com maiores chances de desenvolver doenças graves

Médico aponta 6 problemas de saúde associados ao excesso de peso
Médico aponta 6 problemas de saúde associados ao excesso de peso - Foto: Shutterstock

Seis em cada dez adultos brasileiros (60,3%) têm excesso de peso, o que representa 96 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020). A prevalência é maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). Todas essas pessoas estão sujeitas a uma série de enfermidades, que reduzem a qualidade e põe em risco todo o organismo. 

O médico e cirurgião Dr. Gabriel Almeida descreve as principais doenças que podem surgir em decorrência do excesso de peso. Confira:

Hipertensão

A hipertensão é mais frequente em pessoas com sobrepeso, aponta o médico. Segundo ele, isso mostra que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a hipertensão, um problema que afeta grande parte da população e que, de acordo com a OMS, mata anualmente 9,4 milhões de pessoas em todo o mundo. Perder peso ajuda na redução dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, como os triglicerídeos e colesterol oxidado.

Diabetes

Diabetes e obesidade são doenças que caminham juntas, aponta o médico.”Uma circunferência abdominal superior a 90 cm para homens e 80cm para mulheres já faz aumentar o risco de diabetes. Se a circunferência for maior que 102cm para homens e maior do que 88cm para mulheres, o risco será muito maior”, afirma. 

De acordo com o especialista, o acúmulo de gordura, sobretudo na barriga, provoca mau funcionamento dos receptores das células devido à ação da insulina. Então, a glicose fica impossibilitada de entrar na célula, sobretudo no sangue. Com isso, o pâncreas começa a liberar mais e mais insulina para conseguir baixar os níveis de açúcar no sangue e, com o tempo, começa a entrar em fadiga, culminando nos estágios finais, cessando toda a liberação da insulina.

Asma

Um estudo da Universidade de Bristol mostrou que cada ponto a mais no IMC faz a probabilidade de desenvolvimento de asma aumentar 55%, informa Gabriel. Segundo a OMS, 200 milhões de adultos e crianças em todo o mundo sofrem de asma. “Apesar de as causas não serem totalmente conhecidas, sabe-se que a reação inflamatória provocada pela obesidade aumenta o risco, principalmente nas crianças. Além disso, as pessoas obesas desenvolvem”, afirma.

Gordura no fígado

Também conhecida como esteatose, esta é mais uma das complicações associadas à obesidade. É chamada de “doença hepática gordurosa não alcoólica” quando surge sem resultar de um exagerado consumo de álcool — chegando a atingir cerca de 65% das pessoas obesas e mais de 85% da parcela com obesidade mórbida.

Apneia

“Se a pessoa estiver obesa ou acima do peso, ela pode sofrer da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e nem saber. Sete de cada 10 doentes diagnosticados com SAOS têm excesso de peso. A obesidade é o principal fator de risco, que pode atingir cerca da metade dos obesos. É importante observar se sente sonolência diurna, o que pode perturbar o raciocínio, por exemplo”, alerta o médico.

Câncer

Pesquisas do American Institute of Cancer Research, dos Estados Unidos, indicam que o excesso de peso é responsável por 49% dos cânceres de endométrio, um dos tumores ginecológicos mais comuns em mulheres após a menopausa. Além disso, os quilos extras resultam em 35% dos cânceres de esófago, 28% de pâncreas, 24% de rim, 21% de vesícula, 17% dos cânceres de mama e 9% dos de cólon e reto. Por isso, ao cuidar da obesidade, você tem uma diminuição significativa de ter vários tipos de câncer, finaliza o Dr. Gabriel.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto