Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Menopausa: saiba como aliviar os sintomas e desconfortos

Os desconfortos do climatério podem ser reduzidos com alguns truques. No entanto, é preciso agir antes da chegada da menopausa

Ginecologista revela como aliviar os sintomas da menopausa
Ginecologista revela como aliviar os sintomas da menopausa - Foto: Shutterstock

A menopausa é uma etapa natural e inevitável na vida das mulheres. O período marca a passagem da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, por isso, é caracterizado principalmente pelas mudanças hormonais.

Durante a menopausa, os ovários param de produzir os hormônios responsáveis pela menstruação, o estrogênio e a progesterona, o que leva a inúmeras alterações no organismo. Esse processo começa já por volta dos 30 anos de idade e, nesta fase, a fertilidade também começa a diminuir. 

Então, a partir dos 40 anos, pode começar a haver alterações no período menstrual, com ciclos mais longos ou mais curtos, e também mais ou menos frequentes. Após alguns anos, virão as falhas no ciclo menstrual.

No entanto, nem sempre a menopausa acontece naturalmente ou no tempo esperado, explica o Dr. Alexandre. “Há a chamada menopausa precoce, que ocorre antes dos 40 anos. Nestes casos, nem sempre a causa é conhecida. Pode ser uma questão genética, autoimune, infecciosa ou também por efeito de tratamentos como radioterapia, quimioterapia ou em decorrência de cirurgias”, esclarece.

Todas essas mudanças hormonais causam inúmeros desconfortos, como calor, redução da líbido, sudorese noturna, insônia, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, depressão e diminuição da auto-estima. Além disso, pode ocorrer também o ganho de peso, a diminuição da elasticidade da pele e o surgimento da incontinência urinária, entre outros sintomas.

O Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, revela alguns truques para encarar a menopausa. Confira no vídeo:

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Mais de 65 milhões de pessoas possuem catarata em todo o mundo, a maioria idosos, e a única forma de tratar a condição é...

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias