Connect with us

O que você está procurando?

Covid

Molnupiravir: medicamento para a Covid-19 chega às farmácias

Medicamento foi aprovado pela Anvisa para uso emergencial em maio e chega agora ao mercado brasileiro. Entenda a ação do molnupiravir

Molnupiravir: medicamento para Covid-19 chega às farmácias
Molnupiravir: medicamento para Covid-19 chega às farmácias - Foto: Shutterstock

O molnupiravir é um medicamento antiviral que mostrou efeitos positivos no combate à Covid-19. De uso oral, o remédio é indicado para pacientes adultos com quadros leves a moderados de infecção. Ele reduz as chances do vírus Sars-CoV-2 se multiplicar e reproduzir no corpo, diminuindo os casos de hospitalização e mortes.

O medicamento teve uso emergencial aprovado pela Anvisa em maio de 2022 e, desde a última segunda-feira (24), está disponível no mercado nacional. Este é o primeiro antiviral oral contra a Covid-19 disponível para venda no país.

O medicamento

O molnupiravir é indicado principalmente para  adultos que correm o risco de desenvolver quadros graves da doença, como imunodeprimidos, pessoas com câncer ativo, e outras comorbidades. No entanto, não é uma alternativa para os casos que requerem oxigênio suplementar. 

Um estudo realizado pela Merck – empresa farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do remédio – indicou que o medicamento reduz, aproximadamente, 50% o risco de hospitalização e morte por Covid-19. 

Para a análise, voluntários com comorbidades dividiram-se em dois grupos diferentes. O primeiro, que tomou apenas um placebo, apresentou 14,1% de hospitalização. Já entre os indivíduos que, de fato, receberam o antiviral, apenas 7,3% precisaram de tratamento hospitalar.

“Eles utilizaram 775 pacientes obesos, hipertensos e cardiopatas, ou seja, pessoas com comorbidades. E ele [molnupiravir] reduziu pela metade a necessidade de hospitalização no grupo em que havia o uso do antiviral, comparando com o placebo”, afirma o Dr. Antônio Gamme, infectologista e chefe da UTI do Hospital São Luiz, Rede D’or. A eficácia foi tão significativa que, por motivos éticos, o estudo precisou ser paralisado, pois não seria justo seguir a aplicação de placebo nos voluntários.

O molnupiravir é contraindicado para crianças, gestantes, lactantes e em mulheres que podem engravidar e que não estão usando contraceptivos eficazes. Isso porque estudos de laboratório em animais mostraram que altas doses de do medicamento podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto. 

A venda é realizada apenas mediante prescrição médica. Além disso, é preciso tomar a pílula dentro de cinco dias após os primeiros sintomas da Covid-19, que incluem tosse, febre, dor de garganta e coriza.

Molnupiravir não reduz a importância da vacinação

O molnupiravir está em uso em 30 países e já fez parte de mais de 10 milhões de tratamentos em todo o mundo, mas isso não exclui a importância da vacinação contra o Covid-19. Afinal, o medicamento é eficaz apenas para indivíduos já infectados pelo Sars-Cov-2.

“Ele [molnupiravir] vai, na verdade, complementar o serviço prestado pelas vacinas. As vacinas reduzem bastante a disseminação da pandemia. Mas, as pessoas que se infectam, eventualmente, podem não se proteger totalmente, embora haja a diminuição de casos mais graves. O molnupiravir tende a resolver isso. Um tratamento que pode ser feito em casa, sem nenhum problema”, finaliza o Dr. Gamme.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Modelo internacional lembra riscos que correu ao tomar remédio para emagrecer sem orientação médica. Médico faz alerta

Medicamentos

Vacina criada por pesquisadores da UFMG combate a dependência química e ganhou prêmio de 500 mil euros

Covid

Variante EG.5, ou Éris, já foi registrada em mais de 50 países e tem maior capacidade de transmissão, mas menor letalidade

Covid

Estudo espanhol descobriu que a infecção por Covid piora a qualidade dos espermatozóides, diminuindo fertilidade masculina