Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Miocardite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Inflamação nas paredes do coração pode provocar quadros graves de saúde e até a morte

O que é miocardite
O que é miocardite / Foto: Shutterstock

Sentir uma dor repentina no peito costuma nos gerar preocupação imediata, afinal logo pensamos que pode ser algo relacionado com o coração. Vale lembrar que incômodos desse tipo podem ter inúmeras causas, que vão desde as psicológicas até ao excesso de gases no sistema digestivo. Mas, investigar a origem desse sintoma é fundamental. Afinal, pode ser sim algo cardíaco, como, por exemplo, uma miocardite.

O que é miocardite

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a miocardite é, na verdade, uma inflamação do miocárdio – uma das paredes do coração. Essa parte do órgão é responsável pela sua contração e, consequentemente, pelo bombeamento do sangue para o corpo. Portanto, quando ela não está em boas condições, problemas como arritmias e insuficiência podem aparecer. Em casos mais graves podem ocorrer até mesmo um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Causas

Não existe uma causa específica para a miocardite e ela pode aparecer em qualquer momento da vida, seja você jovem ou não. Mas, geralmente, ela se desenvolver a partir da presença de alguns desses fatores:

  • Doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos;
  • Uso de medicamentos;
  • Doenças autoimunes;
  • Consumo exagerado de álcool e drogas.

“A miocardite ou pericardite, geralmente, é causada por uma infecção viral. Um caso grave pode enfraquecer o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca, frequência cardíaca anormal e morte súbita”, afirma o Dr. Juliano Burckhardt, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association.

Sintomas

Portanto, uma das maneiras de evitar uma possível miocardite é mantendo um estilo de vida saudável, sem o consumo de substâncias nocivas. Além de atentar-se às normas de segurança contra a disseminação de doenças infecciosas, como a Covid-19, por exemplo.

Mas, mesmo assim, é possível que você sofra com a condição. Dessa maneira, é necessário saber todos os sintomas e, na presença de algum deles, procurar imediatamente por avaliação médica. Confira os sintomas da miocardite:

  • Dor no peito;
  • Batimentos cardíacos anormais;
  • Falta de ar;
  • Inchaço nas pernas;
  • Edemas;
  • Aumento no tamanho do fígado;
  • Perda de consciência;
  • Dores de cabeça, no corpo, na garganta e nas articulações;
  • Febre;
  • Diarreia.

Tratamento para a miocardite

O repouso e o tratamento medicamentoso são as terapias mais comuns para combater a miocardite. Porém, outras medidas incluem a diminuição da ingestão de sal e líquidos. Na maioria das vezes, a recuperação completa não apresenta sequelas. Mas, em casos mais extremos, é necessário a administração de medicamento intravenoso e até mesmo intervenções cirúrgicas, como o transplante cardíaco. Por isso, ao sentir qualquer um dos sintomas listados acima, é fundamental consultar um médico.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Dr. Juliano Burckhardt, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Hábitos do dia a dia que prejudicam o coração podem passar despercebidos. Por isso, é importante manter-se sempre atento

Sem categoria

As doenças do coração representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Veja como evitar essas enfermidades

Notícias

O calor leva à vasodilatação, o que aumenta a frequência cardíaca, colocando a saúde do coração em risco

Doenças

Pneumo 15 e Pneumo 23 são as opções disponíveis de imunizantes contra a pneumonia, doença que tirou mais de 44 mil vidas brasileiras em...