Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Neymar e Danilo sofreram entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão

Neymar lesionou o tornozelo direito, enquanto Danilo contundiu o esquerdo. Os dois atletas estão fora da fase de grupos

Neymar e Danilo sofreram entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão
Neymar e Danilo sofreram entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão - Foto: Reprodução Instagram (@neymarjr)

O Brasil estreou na Copa do Mundo com vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia, com dois gols de Richarlison. No entanto, a seleção terá dois desfalques nas próximas partidas da fase de grupos, já que o lateral-direito Danilo e o atacante Neymar sofreram uma entorse no tornozelo.

O caso de Danilo é mais simples: o atleta sofreu lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Já Neymar teve uma contusão no ligamento lateral do tornozelo direito, além de um edema ósseo. Por conta do edema, o camisa 10 deve precisar de mais tempo de recuperação.

Entorse no tornozelo

O médico ortopedista do Hospital Albert Sabin, Dr. Rodrigo Luiz Vetorazzi, explica que a entorse no tornozelo ocorre quando o pé vira de uma forma maior e mais forte do que os ligamentos podem suportar. “Provavelmente, é uma ruptura dos ligamentos na parte de fora, na lateral do tornozelo. Isso causa dor local, inchaço, e bastante dificuldade para se movimentar”, esclarece.

De acordo com o especialista, a lesão não é grave, mas pode demorar um pouco até a recuperação completa – cerca de 15 dias. “O tratamento inclui aplicação de gelo no local, o que já foi feito ali no momento, mas precisa ser frequente. Também é necessário fazer fisioterapia com fortalecimento”, afirma.

“Provavelmente vão entrar com medicação anti-inflamatória, dependendo do que pode e o que não pode tomar conforme as regras do esporte”, completa o médico. O ortopedista destaca que a fisioterapia é essencial para para fortalecer a musculatura e diminuir o inchaço (edema), além de melhorar a força e a mobilidade. 

A entorse no tornozelo tem três graus diferentes de gravidade: torção leve (grau 1), lesão do ligamento (grau 2) e ruptura do ligamento (grau 3). Só é possível identificar o grau com exame de imagem e ressonância, afirma o profissional do Hospital Albert Sabin.

Neymar e Danilo podem demorar a voltar?

“Possivelmente, eles devem estar em condições de jogo daqui uma semana ou duas no máximo”, estima o Dr. Rodrigo. O esperado é que os atletas estejam aptos para disputar as oitavas de final, caso o Brasil se classifique para a próxima etapa da Copa do Mundo. Os jogos estão previstos para ocorrerem entre os dias 03 e 05 de dezembro.

“Eles devem ter condição de jogar antes do final da competição. Até porque os jogadores vão receber um tratamento intensivo com a equipe médica da seleção. Fisioterapeutas e toda uma equipe de medicina esportiva que vão trabalhar intensamente com eles. Além disso, o atleta tem mais facilidade de recuperação”, destaca o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa