Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Nutricionista indica 10 alimentos para um detox poderoso

Especialmente para quem exagerou durante o Carnaval, o detox pode recuperar as funções do metabolismo e melhorar o bem-estar

Nutricionista indica 10 alimentos para um detox poderos
Nutricionista indica 10 alimentos para um detox poderoso - Foto: Shutterstock

O Carnaval, conhecido por sua efervescente folia, é marcado por muita música, dança, poucas horas de sono, alto consumo de bebidas alcoólicas, hidratação inadequada e uma alimentação pouco saudável. Com tudo isso, é normal que o corpo demore alguns dias para se recuperar de todos estes excessos. Nesse sentido, um detox pode ajudar.

Felizmente, alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e hidratantes. Por isso, auxiliam na desinflamação, redução do inchaço e reidratação. 

“Esses benefícios proporcionam uma recuperação gradual, permitindo voltar à rotina aos poucos com muita energia e disposição”, destaca Adriana Stavro, nutricionista e Especialista em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

10 alimentos para um detox poderoso

A especialista aponta algumas opções para incluir na dieta que contribuem com o detox do corpo. Confira:

  1. Pepino: com 93% de água, ajuda na hidratação e possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que auxiliam na redução do inchaço.
  2. Abacaxi: contém bromelina, uma enzima importante para a digestão. Além disso, esta fruta também auxilia na hidratação devido à sua elevada quantidade de água.
  3. Gengibre: possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, por isso auxilia na redução do inchaço e na melhora da inflamação.
  4. Melancia: composta por 90% de água, é uma excelente opção para a hidratação. Também é rica em licopeno, um antioxidante importante no combate aos radicais livres provenientes do consumo de álcool, falta de sono e alimentação desequilibrada.
  5. Chá de camomila: possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, por isso é uma opção para diminuir a inflamação, melhorar a qualidade do sono e promover a hidratação.
  6. Salmão: rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão é um anti-inflamatório que ajuda a combater a inflamação causada pelos dias de exaustão. 
  7. Água de coco: excelente para a hidratação devido à sua composição rica em eletrólitos. Também ajuda a reduzir o inchaço, pois possui propriedades diuréticas naturais.
  8. Couve: é rica em água, fibras e antioxidantes, por isso desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da microbiota intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para uma melhor hidratação do organismo.
  9. Aipo: é um diurético natural que auxilia na eliminação de líquidos e inchaço.
  10. Morangos: rico em antioxidantes e água, contribui para a hidratação e eliminação de radicais livres. Essas propriedades do morango também contribuem para o detox do organismo.

Outros alimentos para incluir na dieta

Além disso, para aqueles que exageraram no consumo de álcool, é essencial consumir alimentos ricos em potássio para um detox completo. É o caso, por exemplo, de banana, melão, pêssego e frutas secas, destaca Adriana. 

Isso porque o álcool aumenta a acidez do corpo. “O potássio é importante para a regulação do equilíbrio ácido-base, auxiliando na manutenção de um pH saudável no corpo”, diz a nutricionista.

Também é fundamental fortalecer o sistema imunológico. Portanto, alimentos como cenoura, acerola, laranja, limão, abacaxi e vegetais de folhas verdes escuras devem entrar na dieta, uma vez que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. 

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Pesquisa do Insper revelou que as mulheres estão dando à luz antes do tempo ideal, o que coloca em risco a saúde do bebê

Emagrecer

Perder peso no inverno não costuma ser uma tarefa fácil, mas a ingestão de alimentos termogênicos pode acelerar o processo

Doenças

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais doenças que atingem o sistema nervoso, levando a graves complicações de saúde

Beleza

Regiões como braços, abdômen e coxas frequentemente são marcadas pela flacidez, mas tecnologia pode corrigir imperfeições