Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

O inverno chegou! Se proteja da gripe com esses 7 alimentos

Médica nutróloga indica quais alimentos devem ser incluídos na dieta para fortalecer a imunidade e evitar o surgimento de uma gripe

O inverno chegou! Se proteja da gripe com esses 7 alimentos
O inverno chegou! Se proteja da gripe com esses 7 alimentos - Foto: Shutterstock

Hoje (21/06) começa o inverno no hemisfério sul, o que significa uma temporada com alta incidência de uma série de doenças, como a gripe, por exemplo. Nesse cenário, fortalecer a imunidade é indispensável, já  que esta é a maneira mais eficaz de se proteger contra diversas enfermidades.

Pensando nisso, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela revelou os alimentos que não podem faltar na dieta para manter a imunidade alta e afastar qualquer chance de contrair uma gripe. Confira:

7 alimentos que combatem a gripe

Própolis: segundo a especialista, o alimento tem ação antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e, além disso, antioxidante.

Abacaxi: a fruta é expectorante e auxilia na digestão, melhorando a saúde do intestino e, assim, aumentando a imunidade.

Hortelã: da mesma forma, o hortelã também é um bom digestivo. Além disso, a planta tem efeito analgésico e imunoestimulante.

Alho: o alimento é um conhecido antifúngico e cardioprotetor, indica a profissional.

Camomila: a planta é calmante e expectorante, por isso é uma boa opção de chá para aliviar alguns sintomas da gripe, como a tosse.

Mel: ele é um poderoso formador de anticorpos, mas não só isso. O alimento também é antisséptico e antioxidante

Limão, laranja ou acerola: seja qual for, todas as frutas são ricas em vitamina C, por isso reforçam a imunidade.

Receita de xarope natural para fazer em casa

Para afastar de vez qualquer chance de gripe, a Dra. Ana Luisa ensina a misturar todos os ingredientes em um poderoso xarope natural. Confira a receita:

Ingredientes

  • Suco batido feito com um abacaxi médio
  • Suco de 2 limões/ ou de uma laranja/ ou uma xícara de suco de acerola batido
  • 1/2 xícara de chá de mel
  • 10 gotas de própolis
  • 1 xícara de chá (já preparado) de camomila
  • 10 folhas de hortelã
  • 2 dentes de alho

Modo de preparo

No suco de abacaxi bata o alho, junte ao mel e inclua o suco da fruta cítrica espremida e as folhas de hortelã e o alho. Transfira para um pote com fechamento a vácuo e acrescente a própolis. Está pronto para consumo. Mantenha na geladeira por 3 dias.

Outras opções para incluir no prato

Para quem ainda quer intensificar a saúde através da alimentação, a médica reforça que o consumo de verduras como brócolis e espinafre que são ricas em ferro e zinco são importantes. Além disso, os derivados do leite também são boas opções, pois contém microorganismos que fortalecem o sistema. A especialista cita ainda os cogumelos, como o shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A adoção de hábitos saudáveis no dia a dia pode prevenir o surgimento de diabetes, doença que atinge 13 milhões de brasileiros

Beleza

Estrias são marcas comuns entre homens e mulheres, decorrentes do rompimento de colágeno na pele. Veja o que causa e como tratar

Insônia

Neurologista explica a importância do descanso para o desempenho no trabalho e para evitar problemas como uma síndrome de burnout

Doenças

O intestino é o órgão responsável pela regulação do sistema imunológico, e por isso está associado ao surgimento de diversas doenças