Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

O que é nefrite, motivo da internação de Boca Rosa

Influenciadora foi hospitalizada após quadro de amigdalite, o que agravou condição que tem no rim. Saiba o que é nefrite

O que é nefrite, motivo da internação de Boca Rosa
O que é nefrite, motivo da internação de Boca Rosa - Foto: Reprodução Instagram (@bianca)

Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, contou nas redes sociais que precisou ser internada para tratar uma nefrite, doença que atinge o rim. Através de uma live no Instagram, a influenciadora explicou aos seguidores sobre seu estado de saúde.

“As pessoas que me acompanham já devem saber desse meu quadro de nefrite e amigdalite. Eu tenho uma doença crônica no rim, que se chama nefrite, que por enquanto é muito tranquila de lidar. O problema é que quando eu tenho amigdalite, fecha a garganta. Só que como eu tenho a nefrite, toda vez que inflama minha garganta, vai para o meu rim, aí meu xixi fica vermelho”, contou Bianca.

O que é nefrite?

“A nefrite é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação dos glomérulos. Isto é, um novelo minúsculo de vasos sanguíneos que se encontram dentro dos rins e que têm como função filtrar o sangue. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso”, explica a Dra. Caroline Reigada, médica nefrologista. “Em muitos casos, ela ocorre após uma ‘agressão’, que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção, por exemplo, como uma amigdalite (caso da influenciadora)”, acrescenta.

Segundo a especialista, entre as principais causas da nefrite estão: 

  • Infecções por bactérias e vírus;
  • Doenças autoimunes e sistêmicas, ou ainda doenças dos rins, câncer, diabetes e HIV;
  • Exposição prolongada a toxinas como lítio, chumbo e cádmio. 

Isso porque, destaca a médica, as constantes agressões tendem a danificar os rins. “Existem duas formas de nefrite: aguda e crônica. A primeira desenvolve-se subitamente, por exemplo, após uma infecção na garganta ou na pele. Já no caso da nefrite crônica, ela é geralmente silenciosa, sem sintomas, ao longo de vários anos e pode levar à insuficiência renal”, comenta Caroline.

A médica enfatiza que o paciente deve ficar de olho nos sintomas, que podem ser: 

  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Urina avermelhada;
  • Inchaço dos olhos ou das pernas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Presença de sangue na urina.

Como prevenir e tratar a doença?

 “Como forma de prevenção, sugerimos fazer anualmente um exame de creatinina e urina tipo 1, que mostram como está a função renal. Caso haja alguma alteração, o médico investigará até chegar ao diagnóstico de nefrite. Além disso, cuidar da saúde e ter bons hábitos de vida também são formas de prevenção”, conta a médica.

A especialista recomenda ainda:

  • Prática de exercícios físicos regulares;
  • Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
  • Controlar o peso corporal, a pressão arterial, o colesterol e a glicose;
  • Não fumar;
  • Não abusar de bebida alcoólica;
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
  • Ter cuidado com quadros de desidratação;
  • Consultar regularmente seu médico;
  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.

Por fim, a médica destaca que o tratamento depende do tipo de nefrite. “No caso da aguda, ele pode ser feito com controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. E se ela for causada por uma infecção, é necessário tratar isso com um antibiótico prescrito pelo médico. Por outro lado, em casos crônicos, é importante que o paciente controle a pressão arterial, siga uma dieta com restrição de sal, proteínas e potássio (esse último apenas em casos selecionados) e, além disso, faça uso de medicamentos prescritos pelo especialista, como anti-inflamatório, hormonais (corticoides), imunossupressores e diuréticos”, explica a Dra. Caroline.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Muitas pessoas têm medo de aproveitar a Páscoa como gostariam por conta do surgimento de espinhas. Mas será que o chocolate é mesmo culpado?

Saúde Bucal

O acúmulo de açúcar proveniente dos chocolates é um verdadeiro risco para a saúde bucal e os dentes. Veja como prevenir problemas

Beleza

As mulheres também sofrem com a alopecia, conhecida como calvície. E, assim como os homens, o transplante capilar pode solucionar o problema

Alimentação

Uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o chocolate certo para a Páscoa. Saiba como não errar