Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

O verão está chegando! Saiba como cuidar da acne na estação

O sol e as altas temperaturas naturalmente aumentam a oleosidade da pele. Para quem sofre com acne, a estação pode ser desafiadora

O verão está chegando! Saiba como cuidar da acne na estação
O verão está chegando! Saiba como cuidar da acne na estação - Foto: Shutterstock

Entramos em dezembro, o que significa que em três semanas estaremos oficialmente no verão – mesmo que as temperaturas recentes sejam bem características da estação. Durante esta época do ano, com o calor e a alta exposição solar, a pele se torna um alvo sensível de complicações, principalmente para aquelas pessoas que têm problemas com acne.

De acordo com a Dra. Amanda Arantes Faria, gestora em saúde na Clínica Anavoig Estética e Saúde, é comum a pele ficar mais oleosa por conta das características da estação. “Isso consequentemente aumenta a produção de sebo que intensifica o aparecimento de acnes na pele”, diz a profissional.

Além disso, a exposição solar e os mergulhos em piscinas com águas tratadas com cloro também podem obstruir os poros e deixar a pele mais ressecada, e natural com mais cravos e espinhas.

Cuidando da pele acneica

Segundo Amanda, a acne é causada por associação de fatores: hormonais, alimentares, excesso de oleosidade, excesso de maquiagem e obstrução de poros. Portanto, seu cuidado e prevenção é multifatorial – engloba tanto uma rotina específica de cuidados com a pele, quanto um estilo de vida.

Para cuidar das acnes existentes e//ou evitar o surgimento de novas, a gestora em saúde indica os seguintes cuidados:

  • Investir em limpeza de pele;
  • Mudar a alimentação, incluindo alimentos anti inflamatórios;
  • Usar protetor solar diariamente, e aplicá-lo ao longo do dia;
  • Usar acessórios como chapéu, óculos de sol e boné para diminuir a incidência solar sobre a pele;
  • Manter a higiene diária com produtos adequados ao seu tipo de pele;
  • Retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Lavar a face com água fria.

Além disso, é imprescindível evitar alguns hábitos, que podem agravar a situação da acne. Entre os erros mais comuns, Amanda aponta: usar produtos inadequados sobre a pele; espremer espinhas e cravos e não hidratar a pele. A profissional lembra que mesmo a pele acneica tendo características de pele oleosa, ela necessita de hidratante para a verdadeira nutrição.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente