Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Otorrino dá 5 dicas para evitar dor de ouvido no carro e no avião

Médico ensina como aliviar a dor de ouvido e a sensação de ouvido tampado, muito comum em viagens aéreas e de carro pela serra

Otorrino dá 5 dicas para evitar dor de ouvido no carro e no avião
Otorrino dá 5 dicas para evitar dor de ouvido no carro e no avião - Foto: Shutterstock

Viagens de avião ou de carro na serra podem causar dor de ouvido e outros incômodos. Eles vão até a dores ou pressão na cabeça, nos dentes e até na face. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso, ou pela altura em que o carro se encontra. “Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, isso pode aumentar”, avisa.

Pensando em como evitar a dor, o especialista dá cinco dicas valiosas para quem está planejando viajar durante as férias. Confira:

1 – Manobra de Valsalva 

Este é um método que aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos. “Consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz. É preciso tomar o cuidado de controlar a força do ar para não piorar ainda mais a dor”, explica.

2 – Mastigar 

De acordo com o otorrinolaringologista, mascar chicletes ou alimentos, de preferência duros, como maçã ou cenoura, pode ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor. Isso porque este movimento força os músculos do rosto a se movimentarem, e a deglutição ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.

3 – Provocar bocejo

O bocejo ajuda no movimento responsável por ativar os ossos e músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão, aponta o médico. 

4 – Compressa quente

Bruno aconselha a fazer uma compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos em caso de dor, pois isto ajuda a aliviar bastante o desconforto causado pela pressão.

5 – Spray nasal

Desde que devidamente indicado pelo otorrinolaringologista, o spray nasal ajuda na passagem do ar para o ouvido. Dessa maneira, a pressão se reequilibra mais facilmente, explica o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa