Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Ozempic emagrece? Endocrinologista revela possíveis efeitos do remédio

O Ozempic tem sido utilizado como um medicamento para perder peso. Médica alerta sobre uso indiscriminado e sem orientação

Ozempic emagrece? Endocrinologista revela possíveis efeitos do remédio
Ozempic emagrece? Endocrinologista revela possíveis efeitos do remédio - Foto: Shutterstock

O Ozempic acabou se tornando um dos medicamentos do momento por prometer a perda de peso de maneira rápida e efetiva, principalmente para pessoas obesas. Ele faz parte do tratamento da diabetes tipo 2, mas vem sendo usado como remédio para emagrecer — muitas vezes sem acompanhamento profissional.

No entanto, nunca se deve ingerir o medicamento sem indicação e sem acompanhamento médico, alerta a Dra. Thais Mussi, endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir”, alerta a médica.

Além disso, a especialista destaca que o medicamento pode causar efeitos colaterais. “Cerca de uma em cada 10 pessoas apresenta problemas como diarreia, vômitos e enjoos, mas com uma duração bem curta”, detalha.

Uso associado ao álcool e anticoncepcionais

Como a medicação é muito usada em pacientes diabéticos, é importante evitar ou consumir álcool com moderação. Isso porque a bebida alcoólica pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia em pacientes com diabetes, sendo a hipoglicemia a mais frequente. Mesmo pequenas quantidades podem baixar o açúcar no sangue de forma significativa, especialmente com o estômago vazio ou após o exercício.

Associado ao Ozempic, o risco pode ser maior, ainda mais se o paciente estiver usando outras medicações que abaixem a glicemia, como insulina por exemplo. Além disso, o abuso crónico de álcool pode causar intolerância à glicose, ganho de peso e hiperglicemia. 

“E se o uso da medicação é para perder peso, como o álcool é muito calórico, devemos evitar seu consumo em excesso para obter o resultado desejado do uso da medicação, que é a perda de peso. O consumo moderado de álcool, geralmente, não afeta os níveis de glicose no sangue em doentes com diabetes controlada”, esclarece a endocrinologista.

De acordo com pesquisas, o Ozempic não interfere em outras medicações, como anticoncepcionais. Não há relatos sobre diminuir efeitos do anticoncepcional, mas sempre que a mulher emagrece a sua fertilidade aumenta e a chance de engravidar também, caso não esteja se protegendo adequadamente.”De qualquer forma, conversar com o médico sobre a combinação de medicamentos é sempre essencial”, aconselha.

O Ozempic tem contraindicações?

Thais destaca que o Ozempic não é indicado para pessoas com diabetes tipo 1 e /ou com cetoacidose diabética – que é uma complicação aguda da diabetes mellitus tipo 1.

Ela chama à atenção, também, os pacientes que apresentem histórico familiar de um tipo de câncer chamado carcinoma medular de tireoide (CMT) ou da síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM2). “Nesses casos, é importantíssimo entender com o seu médico se o Ozempic pode ser usado”, ressalta.

Outra questão frisada pela endocrinologista é a necessidade de deixar bastante claro que o Ozempic não é insulina. Ou seja, essa medicação nunca substituir essa substância no tratamento de diabetes.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...