Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico

Cada instituição de saúde oferece um tipo de atendimento médico. Saiba qual serviço procurar quando necessário

Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico
Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico - Foto: Shutterstock

Seja por conta de dores no peito, intoxicação alimentar, febre ou uma fratura – em algum momento você vai precisar procurar um atendimento médico. Mas a qual serviço recorrer? Segundo o Ministério da Saúde, 85% dos problemas de saúde podem se resolvem sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro. Ainda assim, a maior parte da população ainda recorre, primeiro, à emergência hospitalar.

O resultado são longas filas para exames, concentração de pacientes e sobrecarga da equipe de atendimento médico. Todos esses são fatores que atrapalham grande parte das instituições de saúde. Apesar da busca pelo atendimento ser complexa e diversificada, a pandemia trouxe importantes aprendizados sobre o funcionamento desse tipo de serviço. Mesmo assim, algumas incertezas permanecem a respeito das diferenças nos suportes oferecidos por Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais. 

Pensando nisso, explicamos qual a finalidade de cada tipo de serviço médico e suas principais diferenças. Confira:

UBS

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a chamada porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como posto ou centro de saúde. São estabelecimentos que dão acesso a atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. Também é o caminho indicado para casos leves e moderados, como sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, além de tratamento e acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). 

A UBS conta com médicos de família que têm uma formação ampla e integrada. Portanto, eles estão preparados para fazer o atendimento médico de pacientes de todas as idades. “O principal objetivo dessas unidades é oferecer atendimento para os problemas de saúde da população, quando não houver a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, explica Rômulo de Almeida Torres, cardiologista dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat.  

UPA

Com o foco na atenção às urgências e emergências, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm funcionamento 24 horas por dia e todos os dias da semana. O atendimento é realizado pelo pronto-socorro, onde há uma equipe médica que investiga e trata doenças como hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. Com mais recursos do que um posto de saúde, a unidade atende pacientes de média complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais.

A estrutura, equipada com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Na unidade, os médicos prestam atendimentos que controlam os sintomas e detalham o diagnóstico, permitindo que o paciente seja estabilizado e possa voltar para casa. Mas, em caso de não apresentar melhoras no estado de saúde, ele é encaminhado para um hospital.

Pronto-socorro

Fraturas expostas, fortes traumas, infartos, convulsões, pneumonias, AVCs e hemorragias são situações que pedem um atendimento médico imediato. O destino correto para ocorrências de alta complexidade como essas é o pronto-socorro de hospitais. Esse serviço atende os casos graves geralmente encaminhados pelos serviços de urgência e emergência, como Siate e Samu. 

Com uma equipe multiprofissional – composta por médico emergencista, cirurgião-geral, ortopedista, neurocirurgião, clínico-geral e enfermeiros -, os pacientes são acolhidos, avaliados e classificados por meio de uma triagem que segue recomendações mundiais.

Referência em suporte a vítimas de trauma, o pronto-socorro do Hospital Universitário Cajuru de Curitiba (PR) realiza em média 33 mil atendimentos por ano, que podem dar sequência a internamentos, cirurgias e consultas ambulatoriais. “É elevado o número de vítimas que chegam aqui com um quadro clínico de alta complexidade. Acidentes com motos e atropelamentos são os que costumam resultar em lesões de maior gravidade. Nessas situações, a manutenção da vida é a prioridade do atendimento”, explica Rômulo de Almeida Torres, coordenador médico do pronto-socorro da unidade que tem atendimento 100% via SUS.

Pronto atendimento

O pronto atendimento de um hospital também recebe pacientes com quadros de saúde delicados e que não podem aguardar o agendamento de consulta. Porém, são casos com menor gravidade. Destinadas a realizar um atendimento médico mais rápido, sobretudo para quem não corre risco de vida iminente, as unidades estão preparadas para oferecer prontamente todos os cuidados necessários. São equipes multidisciplinares e especializadas que tratam pacientes que apresentam machucados, dores, alergia, falta de ar e infecções, por exemplo.

“No pronto atendimento, estamos de portas abertas para pacientes com problemas de saúde agudos, ou seja, alterações fora do padrão de saúde e que precisam de uma intervenção imediata”, conclui Rômulo, que também é coordenador médico do Pronto Atendimento do Hospital Marcelino Champagnat.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei sofreu um infarto na última sexta-feira. Entenda o que se sabe sobre o quadro do ex-atleta

Doenças

Feridas na perna que não cicatrizam rapidamente podem se tornar uma úlcera venosa. Veja os sintomas e riscos

Doenças

Ao falar muito ou gritar, podemos ficar com rouquidão. Porém, ela pode ser sintoma de problemas mais graves de saúde

Fitness

Especialistas apontam benefícios de adotar a prática da atividade física regularmente, o que é imprescindível para prevenir doenças