Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Relógio biológico ajuda a emagrecer; saiba como ajustar o seu

Através de conceitos da medicina Ayurvédica é possível ajustar o relógio natural, controlar o peso e aumentar o bem-estar ao longo do dia

Relógio biológico ajuda a emagrecer; saiba como ajustar o seu
Relógio biológico ajuda a emagrecer; saiba como ajustar o seu - Foto: Shutterstock

Os motivos para fugir das dietas restritivas são muitos, mas agora você tem uma razão que pode te dar aquele incentivo necessário para perder peso: o seu relógio biológico pode ajudar a emagrecer de forma natural. Isso quer dizer que, ao regular sua rotina e seus horários, se torna mais fácil alcançar resultados mais satisfatórios, sem abandonar o bem-estar físico e emocional. 

A médica nutróloga Dra. Leticia Lucas afirma que a medicina Ayurvédica (sistema de saúde tradicional indiano) é capaz de ajudar a obter um emagrecimento sem sofrimento ao reajustar nossa rotina com bem-estar e tranquilidade O segredo está no nosso relógio biológico.

Medicina ayurvédica e o relógio biológico

A medicina ayurvédica ensina que alinhar as atividades diárias com o relógio biológico do corpo pode ter benefícios significativos para a saúde e o bem-estar. Segundo a Ayurveda, a vida é composta de ciclos naturais que devem ser respeitados e seguidos. Isso inclui horários específicos para se alimentar, dormir e se exercitar.

De acordo com a Dra. Leticia, para usar o relógio biológico a seu favor na medicina Ayurvédica é importante entender como as diferentes horas do dia afetam o corpo. A partir disso, é preciso ajustar suas rotinas diárias. De acordo com a Ayurveda, o dia pode ser dividido em seis períodos de quatro horas cada.

Como entender os períodos do dia e ajustar o relógio biológico?

Segundo Leticia, as primeiras horas da manhã, antes do nascer do sol, é a hora ideal para meditar, praticar yoga ou exercícios suaves, e se preparar para o dia que está por vir. Isso porque, nesse momento do dia, o corpo pode ser mais lento. Então é importante se movimentar e ter um café da manhã saudável para energizar o corpo. Por isso, o período da manhã também é um ótimo período para se exercitar.

O período de meio-dia até às 15h, é um horário em que o corpo está em seu pico de digestão e metabolismo, então é um período excelente para seu almoço e para se concentrar em atividades intelectuais. As horas da tarde é um período em que o corpo pode começar a se sentir cansado. É importante se concentrar em tarefas relaxantes e práticas que ajudem a acalmar a mente.

As horas da noite são horas em que o corpo começa a se preparar para o sono. É importante ter um jantar leve, relaxar e se preparar para dormir. As horas da madrugada são horas em que o corpo começa a se preparar para acordar. É importante acordar cedo, tomar um banho quente e se preparar para o dia que está por vir.

Como saber o melhor horário das refeições?

Ao ajustar seus horários de acordo com o relógio biológico, é possível perder peso, reduzir o estresse, dormir melhor, ter mais saúde e energia, entre outros benefícios, afirma a médica. Por exemplo, o melhor horário para almoçar de acordo com a Ayurveda é entre 12h e 13h, durante o período Pitta do dia, quando o metabolismo e a digestão estão em alta.

Já o jantar deve ser feito em um horário mais cedo, idealmente antes das 19h, para permitir que o corpo tenha tempo suficiente para digerir a comida antes de dormir. Durante a noite, o corpo passa por um processo de desintoxicação e regeneração, e um jantar mais leve e mais cedo pode ajudar a promover uma boa noite de sono.

Além disso, não é recomendado tirarmos aquele cochilo na parte da tarde, pois é um horário onde estamos ainda em pico de energia, destaca a especialista.

Além de ajustar o relógio biológico, o que mais pode ajudar no emagrecimento?

A prática de atividades físicas e mentais de acordo com o relógio biológico também pode trazer benefícios. Por exemplo, a prática de yoga ou meditação de manhã cedo, pode ajudar a acalmar a mente e preparar o corpo para o dia. Já o exercício físico pode ser mais benéfico durante o período das 10h às 14h, quando o corpo está em seu pico de energia.

A Dra. Leticia adverte que ao alinhar as atividades diárias com as energias do relógio biológico, é possível maximizar a saúde e o bem-estar de acordo com a medicina ayurvédica. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes. Portanto, é fundamental consultar um profissional de saúde qualificado para orientação individualizada.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse