Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Salto alto prejudica as articulações; veja como evitar

Utilizar salto alto por muito tempo pode causar uma série de problemas nas articulações, como artrose, tendinites e dores lombares

Salto alto prejudica as articulações; veja como evitar
Salto alto prejudica as articulações; veja como evitar - Foto: Shutterstock

O salto alto é uma peça indispensável no guarda roupa feminino, principalmente porque ele costuma ser praticamente obrigatório em algumas ocasiões. No entanto, muitas mulheres o utilizam diariamente por longas horas. O hábito pode gerar uma série de problemas nas articulações, como artrose, tendinites e dores lombares.

Mas, de acordo com o médico ortopedista, Dr. Luiz Felipe Carvalho, especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar esses problemas em quem precisa usar o acessório diariamente.

“O uso do salto alto coloca o pé em uma posição anatomicamente pouco funcional. Isso, além de fazer com que a sola do pé tenha de suportar todo o peso do corpo e estender o centro da sola em excesso, causa uma anteriorização da postura. Porém, alguns cuidados e mudança de hábitos podem amenizar esses impactos”, salienta o profissional.

Conselhos para quem usa muito salto alto

Luiz dá algumas dicas para diminuir o impacto do salto alto na saúde e no bem-estar. Confira:

Reduza o tempo de uso

“Esse é o cuidado mais claro: evite usar salto alto por longos períodos. Procure alternar com sapatos de salto baixo ou sem salto, permitindo que suas articulações descansem e se recuperem”, recomenda o ortopedista.

Opte por saltos mais largos

“Escolha sempre calçados que ofereçam um bom suporte ao arco do pé, tenham uma altura de salto mais moderada e uma sola flexível. Saltos largos e estáveis distribuem o peso de maneira mais uniforme pelo pé, diminuindo a pressão excessiva em áreas específicas, isso permite reduzir o estresse nas articulações e prolongar o tempo de uso”, afirma Luiz.

Utilize palmilhas e saltos com amortecimento

“Utilizar palmilhas específicas ou calçados que possuam um amortecimento extra, especialmente na região do calcanhar e da planta do pé, ajuda a absorver parte do impacto ao caminhar com salto alto por longos períodos”, aconselha o médico.

Fortaleça seus músculos e articulações

“Realize exercícios físicos específicos para fortalecer os músculos das pernas, tornozelos e pés, bem como exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade, proporcionando um suporte adicional às articulações”, indica o profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno