Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Sangramento nasal: saiba o que causa e como parar o sangue

Pelo menos 1 em cada 6 pessoas terão sangramento nasal ao menos uma vez na vida. Veja o que fazer nesses casos

Sangramento nasal: saiba o que causa e como parar o sangue
Sangramento nasal: saiba o que causa e como parar o sangue - Foto: Shutterstock

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos uma vez na vida, 60% das pessoas terão sangramento nasal. Chamado tecnicamente de epistaxe, o sangramento nasal é resultado da ruptura de algum vaso do nariz. Isso pode ocorrer devido a algum trauma, a problemas de saúde ou, até mesmo, a um vício em drogas ilícitas, por exemplo.

Causas do sangramento nasal

O médico Dr. Lucas Sampaio explica que pacientes que sofrem de hipertensão arterial estão mais propensos a ter essa condição devido a algum rompimento do vaso nasal.

“Outras causas envolvem ficar mexendo, coçando ou assoando muito o nariz, o que acaba fragilizando e machucando a mucosa nasal. Existe também o sangramento de origem emocional, que geralmente está associado ao aumento da pressão que leva à ruptura de algum vaso”, explica Lucas. 

As crianças costumam enfrentar mais esse problema por levarem muito a mão ao nariz para coçar, o que acaba machucando. Em relação a outros fatores que podem causar sangramento, o médico enumera:

  • Rinite alérgica, que pode levar o nariz a sangrar de tanto a pessoa coçar;
  • Vício em drogas, como o uso de cocaína;
  • Síndrome de Rendu-Osler-Weber;
  • Câncer;
  • Doenças que causam a diminuição de plaquetas;
  • Deficiência de vitamina K;
  • Enxaqueca, que pode levar ao aumento da pressão;
  • Hipertensão Arterial Crônica (HAS).

Além disso, ele aponta ainda o uso de anticoagulantes, por exemplo, o ácido acetilsalicílico (AAS). Estes são medicamentos que afinam o sangue, por isso, aumentam a probabilidade de sangramento em todo o corpo, incluindo a região nasal.

O que fazer quando o nariz começar a sangrar?

Nesses casos, o médico explica que é importante manter a calma, pois a maioria dos sangramentos é de pequeno volume e autolimitado.

“Procure pressionar o nariz por volta de uns 5 minutos e colocar gelo na região do osso nasal. Ao contrário do que muita gente pensa, não se deve abaixar e nem levantar a cabeça, apenas deixar ela reta na posição normal”, explica Lucas.

Ele destaca que se, após esse procedimento, o sangramento não passar, deve-se procurar uma emergência otorrinolaringológica ou alguma emergência clínica.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa