No dia 25 de outubro se celebra o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados adequados de higiene bucal. Incentivar os bons hábitos de higiene desde cedo é uma prática que garante bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
O zelo com os dentes se inicia por volta dos seis meses de idade, com a aparição dos primeiros dentinhos de leite do bebê. Segundo a cirurgiã-dentista Ilana Marques, criar costumes saudáveis nos primeiros anos de vida é fundamental para garantir um sorriso forte e prevenir problemas no futuro.
“Os primeiros anos são decisivos para a saúde bucal das crianças, é nessa fase que os pais devem introduzir a escovação e outros cuidados, mostrando, desde cedo, que a higiene oral faz parte da rotina diária”, esclarece a especialista em odontologia para família da IGM.
Dicas para uma higiene bucal eficaz
- Escova e creme dental: o ideal é utilizar uma escova infantil com cerdas macias, juntamente a uma quantidade mínima de creme dental fluoretado.
- Supervisão da escovação: é fundamental que os pais ensinem as técnicas corretas de escovação, acompanhando o processo de perto e garantindo que todas as áreas da boca sejam limpas.
- Uso de chupetas e mamadeiras: se recomenda evitar seu uso prolongado. Isso porque pode causar prejuízos, comprometendo o desenvolvimento correto da arcada dentária. Sua utilização prolongada implica em problemas como a mordida aberta ou cruzada.
- Consumo de açúcar: a indicação é para se evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, já que esses têm maior potencial de causar cárie. Em contrapartida, frutas, legumes e alimentos ricos em cálcio, são opções que fortalecem os dentes e contribuem para a saúde bucal das crianças.
- Alimentos protetores: além de investir em uma alimentação mais saudável, a ingestão de alimentos alcalinos considerados protetores auxilia na saúde bucal. É o caso da pipoca de sal, queijos e castanhas.
- Uso do fio dental: a limpeza dos dentes não deve se limitar somente à escovação. Introduzir o uso do fio dental é essencial para remover resíduos alimentares que podem causar lesões de cárie.
Manutenção da saúde bucal
A cirurgiã-dentista também ressalta que as consultas regulares ao odontopediatra são indispensáveis para identificar possíveis problemas de forma precoce. Assim, é possível garantir a adoção das melhores práticas de prevenção e uma saúde bucal adequada.
“A primeira consulta deve ocorrer logo após o surgimento dos primeiros dentes de leite, e visitas periódicas garantem um sorriso saudável durante a infância”, conclui.