Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Sensibilidade dos dentes aumenta nos dias frios; saiba como evitar

A sensibilidade, e consequentemente a dor de dente, se torna um problema frequente para algumas pessoas durante a estação mais fria do ano

Sensibilidade dos dentes aumenta nos dias frios; saiba como evitar
Sensibilidade dos dentes aumenta nos dias frios; saiba como evitar - Foto: Shutterstock

Além de todas as complicações respiratórias que o inverno pode proporcionar, a estação também é um problema para aqueles com os dentes mais sensíveis. Isso porque, quando as temperaturas caem, o ar se torna mais frio e seco, características que podem provocar a sensação de desconforto dental mais acentuada. Quem explica é a dentista Dra. Anna Karolina Oliveira Ximenes, especialista em dentística e estética.

Por que a sensibilidade dos dentes aumenta no frio?

Normalmente, os pacientes que já apresentam algum grau de sensibilidade podem ter a sensibilidade estimulada ao respirar pela boca ou ao conversar ao ar livre, especialmente com essas mudanças de temperatura e umidade, aponta Anna Karolina. 

“Além disso, o ar mais seco associado a menor hidratação no frio, podem levar a redução na salivação. E é justamente a nossa saliva que possui um papel importante na proteção dos dentes contra sensibilidade e com uma menor salivação os dentes tendem a ficar mais sensíveis”, destaca.

Porém, as razões para o aumento da sensibilidade dos dentes no inverno não acabam por aí. Segundo a dentista, o maior consumo de alimentos e de bebidas quentes durante a estação aumentam o contraste entre a temperatura fria do ambiente e os nossos dentes. Isso pode levar a pequenas contrações e expansões dos nossos tecidos dentais como esmalte e dentina, ocasionando, consequentemente, uma maior sensibilidade. 

“Podemos citar como outro exemplo o uso de aquecedores de ambiente. A exposição prolongada ao ar quente e seco podem contribuir para redução da salivação e, como dito antes, essa redução pode provocar aumento da sensibilidade dental”, acrescenta Anna.

Como aliviar a sensibilidade dos dentes nos dias mais frios do ano

A especialista em dentística destaca alguns cuidados que podem ajudar a deixar os dentes menos sensíveis, mesmo com as temperaturas baixas. Confira:

  • Manter-se sempre hidratado para evitar redução da salivação;
  • Moderar o consumo de bebidas e alimentos muito quentes, caso sintam  a sensibilidade aflorada. Além disso, usar canudos ao tomar bebidas quentes também pode ajudar;
  • Proteger nariz e boca ao sair em ambientes externos muito frios;
  • Optar por cremes dentais específicos para dentes sensíveis.

Dor de dente pode indicar um problema sério

Anna lembra que a dor de dente pode ser um sinal de alerta para algo mais sério, além da sensibilidade dental. Portanto, é importante distinguir a intensidade e a permanência da dor. 

“Por exemplo, a sensibilidade dental é uma dor suportável e passageira. Mas dores muito intensas, pulsantes e mais constantes podem indicar alguma condição patológica”, afirma.

Segundo ela, nesses casos é fundamental buscar avaliação odontóloga o mais breve possível para compreender a causa da dor e receber o tratamento adequado. Além disso, prevenção e tratamento precoce são essenciais para evitar complicações mais sérias e garantir a saúde bucal.

“Devemos ter em mente a importância das consultas periódicas para prevenção. A sensibilidade dental pode ser controlada com auxílio profissional. Podemos indicar a escova dental, cremes dentais e bochechos específicos para essa condição; também podemos melhorar as técnicas de escovação e nos casos mais agudos realizar terapia a laser para reduzir ou eliminar o desconforto”, informa a profissional.

Anna destaca ainda a importância de manter hábitos saudáveis e evitar o autodiagnóstico e a automedicação, pois a abordagem e tratamento são personalizados e individuais. “Buscar os cuidados adequados com o cirurgião dentista é fundamental para uma boa saúde bucal e um sorriso confortável e radiante”, conclui a Dra. Anna Karolina Oliveira Ximenes.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse