Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Síndrome ASIA: entenda a condição associada ao silicone

A síndrome ASIA é uma doença autoimune e inflamatória, que pode levar ao explante (retirada completa) da prótese de silicone

Síndrome ASIA: entenda a condição associada ao silicone
Síndrome ASIA: entenda a condição associada ao silicone - Foto: Shutterstock

A Síndrome ASIA (Autoimmune  Syndrome Induced by Adjuvants) é uma síndrome autoimune e inflamatória induzida por adjuvante – isto é, um corpo estranho que pode estimular a resposta imunológica. Ela é comumente chamada de “síndrome do silicone”, porque está muito associada ao uso de próteses mamárias.

Ainda que seja muito raro o acometimento desta enfermidade, aponta o cirurgião plástico Dr. Victor Hugo Cordeiro, a síndrome tem forte associação com o silicone por este ser o adjuvante mais frequente nas urgências médicas. Além da prótese, implantes e vacinas também podem causar o mesmo efeito.

Síndrome ASIA

Conforme o cirurgião plástico, a síndrome ASIA apresenta sintomas como:

  • Mialgia (dor muscular);
  • Artralgia (dor nas articulações);
  • Miosite (inflamação dos músculos);
  • Fadiga crônica;
  • Dores crônicas desmielinizantes;
  • Perda de memória;
  • Febre.

“Podem ocorrer ainda síndromes associadas como cólon irritado, doenças autoimunes e aparecimento de antígenos e anticorpos específicos”, acrescenta o médico.

De acordo com o Dr. Victor Hugo, o tratamento, a priori, seria a remoção do agente provável causador e tecidos adjacentes. “Em seguida, é necessário o estudo para identificação e verificação do real causador removendo e rearmando os sinais e sintomas”, afirma.

O especialista destaca que, uma vez tratada a síndrome ASIA, não é indicada a reutilização do mecanismo causador. Ou seja, caso a paciente desenvolva a doença por conta do silicone, não deve colocar uma prótese novamente. “No caso de qualquer sinal ou sintomas, deve-se procurar um profissional médico qualificado”, ressalta Victor.

Explante de silicone

A síndrome ASIA é uma situação em que comumente é necessário o explante da prótese mamária. O explante é a remoção completa da prótese dos seios. Nesse procedimento, alcança-se formato das mamas com a reposição dos tecidos da própria paciente ou mesmo enxertia de gordura, sem o uso de implantes mamários. 

Uma vez que a prótese de mama fornece uma arquitetura mamária, ao retirar o implante, necessitamos preencher esse espaço deixado pela prótese. Nesse contexto, o tecido da paciente pode ser insuficiente, levando a querer recolocar a prótese de mama após resultado insatisfatório. Por isso, é recomendável consultar um médico qualificado e experiente para discutir suas opções e expectativas antes do procedimento, alerta o Dr. Marcelo Kolling, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“O procedimento de explante de prótese de silicone utiliza anestesia geral. O cirurgião faz a incisão na área previamente abordada do seio e remove cuidadosamente o implante de silicone. Em alguns casos, também removemos a cápsula que envolve a prótese”, explica.

Em outros casos, a cápsula pode permanecer no lugar, o que depende da razão pela qual o explante está sendo feito. “Nisto, podemos lançar mão de técnicas combinadas à enxertia de gordura no local”, acrescenta.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Ortopedista especialista em coluna aponta oito atitudes que podem ajudar a preservar o principal eixo de sustentação do nosso corpo

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas