Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Suplementar vitamina D mesmo no verão? Veja em quais casos é preciso

O verão é a época do ano em que há maior concentração de raios solares. Ainda assim, algumas pessoas podem precisar suplementar vitamina D

Suplementar vitamina D mesmo no verão? Veja em quais casos é preciso
Suplementar vitamina D mesmo no verão? Veja em quais casos é preciso - Foto: Shutterstock

A vitamina D é um nutriente essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ela está principalmente associada à saúde da massa óssea, já que aumenta a absorção de cálcio, e assim previne a osteoporose e a osteopenia. Além disso, também é uma aliada do sistema imunológico e da musculatura.

De acordo com a Dra. Lívia Marcela, médica endocrinologista, os níveis de vitamina D se mantêm dentro da faixa da normalidade de acordo, principalmente com a exposição solar do indivíduo. Quem não tem o hábito de tomar muito sol deve ficar atento, pois a deficiência do nutriente não causa sinais, apenas em casos mais graves.

“O sintoma principal de deficiência de vitamina D é dor óssea, porém esse sintoma ocorre apenas quando a deficiência é muito importante e está instalada há algum tempo. Na maioria dos casos os indivíduos com deficiência da vitamina não têm sintomas específicos. Por isso, é necessário acompanhamento com dosagem laboratorial”, alerta Lívia.

Quem deve suplementar vitamina D?

Além disso, a depender da rotina, a exposição solar é pequena mesmo no verão. É o caso, por exemplo, de indivíduos que trabalham muitas horas por dia em escritórios. “Por isso, na maioria das vezes devemos fazer a suplementação”, indica a endocrinologista.

A médica, porém, ressalta que não se deve fazer a suplementação sem prescrição médica. “A vitamina D também atua como um hormônio e o excesso pode causar prejuízo, como alteração do ritmo do coração e predispor a pedras em rins”, adverte.

Cuidados necessários

Somado a esse cuidado, é preciso se proteger no caso de exposição solar, principalmente nesta época do ano em que o Brasil está registrando altas temperaturas.

“Quando a vitamina D é metabolizada através dos raios solares não existe risco de intoxicação dessa vitamina, porém sempre deve-se tomar certos cuidados, principalmente para pessoas que têm risco de câncer de pele. Nesse caso, a melhor opção é a suplementação por medicamentos”, diz a médica.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...