Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Tireoidite de Hashimoto não causa sintomas e pode levar ao hipotireoidismo; entenda

Sem o tratamento adequado, a Tireoidite de Hashimoto pode levar ao hipotireoidismo e causar alterações metabólicas consideráveis

Tireoidite de Hashimoto não causa sintomas e pode levar ao hipotireoidismo; entenda
Tireoidite de Hashimoto não causa sintomas e pode levar ao hipotireoidismo; entenda - Foto: Shutterstock

A Tireoidite de Hashimoto é uma uma condição de inflamação crônica da glândula tireoide. Ela tem origem autoimune, isto é, o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula, e é a principal causa da doença hipotireoidismo. 

De acordo com a Dra. Aline dos Santos Souza, endocrinologista e médica clínica do Hospital Icaraí, no caso da Tireoidite de Hashimoto, a glândula vai aos poucos diminuindo a produção dos hormônios tireoidianos, levando ao hipotireoidismo.

Os mais atingidos pela condição são mulheres por volta dos 40 anos de idade. Porém, a doença também pode afetar mulheres de outras idades, além de homens e crianças. A doença está comumente associada a uma condição genética (histórico familiar). Outro fator de risco é o excesso de ingestão de iodo, inclusive por meio de suplementos, aponta a médica.

Sintomas e diagnóstico

Conforme a médica, a Tireoidite de Hashimoto não causa sintomas. “Os sintomas são decorrentes da destruição da glândula ao longo do tempo (o que geralmente leva anos), levando ao quadro de hipotireoidismo”, afirma a especialista. O hipotireoidismo, por sua vez, pode causar cansaço, sono excessivo, intestino preso, pele seca e unhas fracas.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue. Na análise clínica, é preciso dosar os anticorpos (antiTPO e antitireoglobulina) e os hormônios tireoidianos(T4 livre e TSH), afirma Aline.

Tratamento da Tireoidite de Hashimoto

A Tireoidite de Hashimoto em si não tem tratamento. Isso porque o tratamento se faz quando se tem o hipotireoidismo instalado, com reposição do hormônio tireoidiano (a levotiroxina).

Aline destaca ainda que, embora o hipotoreoidismo afete a memória, o tratamento da doença através de medicação não causa esquecimento. “O tratamento visa repor o hormônio que não é  mais produzido em quantidade suficiente pela glândula, não tendo efeitos colaterais quando bem ajustado”, explica a médica.

Por fim, a endocrinologista destaca a importância do acompanhamento médico regular para pacientes com Tireoidite de Hashimoto. Isso porque esta é uma forma de detectar o hipotireoidismo e evitar alterações no metabolismo em geral.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema