Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treino de 3 segundos é o suficiente para aumentar músculos; entenda

Pesquisadores da Austrália e do Japão descobriram que treino semelhante ao que se vê na academia pode acelerar o fortalecimento muscular

Treino de 3 segundos é o suficiente para aumentar os músculos; entenda
Treino de 3 segundos é o suficiente para aumentar os músculos; entenda - Foto: Shutterstock

Cientistas da Edith Cowan University (ECU), da Austrália, e da Niigata University, no Japão, parecem ter encontrado a solução para quem não gosta de passar muito tempo na academia. 

Os pesquisadores podem ter desenvolvido o que seria o treino mais curto do mundo para o ganho de força muscular. O exercício consiste em um único movimento de 3 segundos, repetido três a cinco vezes por semana, com halteres. A região do bíceps demonstrou resultados concretos, e o efeito em outros músculos ainda deve ser testado.

“É importante notar que mesmo uma quantidade muito pequena de exercício pode fazer a diferença para o nosso corpo se for realizada regularmente”, explica Ken Nosaka, professor da ECU e um dos autores do estudo, em nota sobre a importância de evitar o comportamento sedentário.

Treino de 3 segundos para aumentar o bíceps

Na academia, o treino de 3 segundos é conhecido como rosca direta, em que a pessoa fica com a coluna ereta e fixa os cotovelos ao lado do corpo em uma posição de 90º, levantando os halteres. No entanto, segundo o estudo, para obter os resultados é necessário descer os halteres e não subí-los.

A pesquisa contou com 26 jovens saudáveis, divididos em dois subgrupos. O primeiro realizaria o movimento de 3 segundos duas vezes por semana durante um mês. Enquanto o outro repetiria por três vezes nos mesmos 30 dias.

Após esse período, os pesquisadores compararam a força do bíceps dos voluntários. Aqueles que realizaram o exercício dois dias por semana não tiveram mudanças significativas. Por outro lado, o grupo de três dias teve aumentos considerados significativos na força concêntrica (2,5%), de contração muscular, e na força excêntrica (3,9%), ao alongar o músculo.

Ao realizar este mesmo treino de 3 segundos por cinco dias os resultados são ainda maiores, como provou a mesma equipe de pesquisa em um estudo anterior. Na ocasião, o aumento das forças foi bem maior, calculado em mais de 10%.

Observações importantes

Os resultados mostraram que os treinos curtos podem ser muito eficientes no ganho de massa muscular. No entanto, os pesquisadores afirmam que mais testes são necessários para entender se todos os grupos musculares respondem bem a esses estímulos curtos. 


Além disso, vale destacar que o ganho deste tipo de exercício se reflete apenas na força muscular, e não no condicionamento cardiovascular. Portanto, atividades aeróbicas ainda são importantes para complementar a rotina de treino.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse