Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Uso recorrente de Tadalafila oferece riscos, alerta farmacêutico

Medicamento para disfunção erétil tem sido usado para melhorar a performance física. Conheça os riscos da Tadalafila

Uso recorrente de Tadalafila oferece riscos, alerta farmacêutico
Uso recorrente de Tadalafila oferece riscos, alerta farmacêutico - Foto: Shutterstock

Recentemente houve um aumento alarmante no uso de Tadalafila, conhecida comercialmente como Cialis. O consumo aumentou principalmente entre jovens frequentadores de academias. O objetivo é ter resultados mais expressivos de performance. 

Embora essa substância seja comumente associada ao tratamento de disfunção erétil em homens mais velhos, seu uso entre os mais jovens levanta sérias preocupações sobre potenciais efeitos adversos preocupantes. Os riscos aumentam com o consumo a longo prazo.

De acordo com Thiago de Melo, farmacêutico e pesquisador na área de Ciências Farmacêuticas, professor de pós-graduação nos cursos de Ciências Farmacêuticas e Farmacologia e no curso de graduação de Medicina pela Universidade Vila Velha (UVV), a Tadalafila atua potencializando a ação do óxido nítrico, intensificando a resposta vasodilatadora. 

“Essa ação fisiológica é, muitas vezes, o que atrai atletas e frequentadores de academias, embora seu efeito principal não seja nos músculos, mas sim nos corpos cavernosos do pênis, por inibir de forma específica uma enzima chamada fosfodiesterase tipo 5”, revela.

“A questão central é se essa vantagem ainda questionável de efeito ‘pump muscular’ vale os riscos associados ao uso prolongado da substância”, declara o especialista.

A faixa etária e os riscos da Tadalafila

O pesquisador acredita ser essencial destacar a diferença entre um idoso que busca melhorar a função endotelial reduzida aos 65 anos, e um jovem de aproximadamente 25 anos que adota a Tadalafila como parte de sua rotina diária. 

“Enquanto a primeira situação pode envolver questões médicas específicas e pontuais, a segunda levanta sérias preocupações sobre os efeitos a longo prazo e elevadas doses (20 mg), especialmente quando se considera a possibilidade de desenvolvimento de disfunção erétil, seguida, muitas vezes, com necessidades de intervenções cirúrgicas invasivas”, alerta.

Para Thiago, esses possíveis efeitos colaterais não apenas contradizem as expectativas dos usuários, mas também impõe sérios desafios emocionais e psicológicos

“A necessidade de tratamento cirúrgico em casos de disfunção erétil relacionada ao uso de Tadalafila destaca um aspecto comumente negligenciado desses suplementos. Jovens, muitas vezes movidos pela busca incessante por padrões estéticos, podem encontrar-se presos em um ciclo perigoso de dependência e intervenções médicas”, pontua.

Repensando o caminho para a saúde

O fascínio pelo corpo perfeito não deve obscurecer os potenciais riscos associados ao uso indiscriminado de substâncias como a Tadalafila. “É crucial considerar não apenas os benefícios imediatos que esses suplementos podem oferecer, mas também os efeitos a longo prazo em sua saúde física e mental”, relata.

Para o especialista, os profissionais de saúde têm a responsabilidade de educar sobre os riscos envolvidos, incentivando escolhas mais informadas e seguras. “O preço a pagar por aparentes resultados na academia não pode colocar em xeque a própria saúde. É hora de reavaliar o caminho trilhado em uma busca incessante pelos padrões”, finaliza o profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha