Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde da Mulher

Verão exige atenção com a saúde íntima: saiba o que fazer

Calor, roupas úmidas, piscina e mar: o verão é a estação que mais exige cuidados com a saúde íntima. Saiba como prevenir problemas

Verão exige atenção com a saúde íntima: saiba o que fazer
Verão exige atenção com a saúde íntima: saiba o que fazer - Foto: Shutterstock

O verão é um prato cheio para os problemas com a saúde íntima, principalmente para as mulheres. Isso porque o calor típico da estação, somado ao mergulho em piscinas e no mar e ao uso frequente de roupas molhadas, proporcionam o cenário perfeito para surgirem problemas como a candidíase, por exemplo.

Com a proximidade do feriado de carnaval e o aumento de viagens por todo o Brasil, o alerta sobre a saúde íntima no verão se torna ainda mais importante. Pensando nisso, convidamos o médico ginecologista  Dr. César Patez para esclarecer quais as melhores condutas e o que evitar no período.

Saúde íntima no verão: alertas e cuidados

“A exposição ao sol e a água salgada podem afetar a saúde íntima devido à sensibilidade da pele nessa região. O contato prolongado com a água salgada pode desequilibrar o pH vaginal, contribuindo para infecções genitais. Já o cloro presente na água das piscinas pode causar ressecamento da pele íntima, deixando-a mais sensível”, alerta o médico.

Além disso, o uso de roupas de banho úmidas por um tempo prolongado pode aumentar as chances de desenvolver candidíase, devido ao ambiente úmido e propício para o crescimento de fungos. Por isso, o especialista recomenda evitar o uso de roupas apertadas e úmidas por um longo período de tempo e utilizar protetores íntimos de algodão.

O ginecologista recomenda ainda o uso de roupas leves e de algodão, pois permitem a ventilação adequada da região íntima. Além disso, a troca frequente de roupas de banho úmidas por peças secas é fundamental para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

“Ressalto a importância de manter uma higiene adequada, evitando o uso de sabonetes perfumados ou duchas íntimas, que podem causar irritações e desequilíbrios na flora vaginal. A utilização de protetores íntimos de algodão pode ajudar a absorver a umidade e manter a região íntima seca e saudável”, destaca.
Portanto, ao curtir praia e/ou piscina no verão, é essencial adotar medidas de cuidado e prevenção para garantir a saúde íntima. Seguindo as orientações do Dr. César Patez, é possível aproveitar o verão de forma segura e sem comprometer a saúde da mulher.

Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia

Beleza

Dermatologista explica técnica slow care, focada na beleza natural e na saúde integral do paciente