Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Voltou das férias com o rosto inchado? Saiba como resolver

Especialistas explicam quais as razões que deixam o rosto inchado, e explicam o que deve ser feito e evitado para aliviar a condição

Voltou das férias com o rosto inchado? Saiba como resolver
Voltou das férias com o rosto inchado? Saiba como resolver - Foto: Shutterstock

Você voltou das férias de fim de ano com o rosto inchado? Ou então acorda de manhã e não entende por que sua face está deste tamanho? As causas para isto acontecer são muitas. Felizmente, as formas de reduzir ou eliminar o desconforto também são variadas.

O pode deixar o rosto inchado

“O inchaço matinal no rosto aparece – e ele tem várias causas. Durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e, sendo ele o responsável pela absorção de líquido das células, há uma predisposição para esse inchaço. Mas os gatilhos mais importantes estão na dieta rica em sódio, no consumo de bebidas alcoólicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. 

“Desregulações da tireoide também tem relação com esse tipo de inchaço. A glândula produz um hormônio que regula o metabolismo e a temperatura corporal. Se estiver produzindo muito pouco, as alterações metabólicas podem fazer com que aumente o inchaço também”, afirma. Nesse caso, é aconselhável procurar um médico para prescrever a medicação correta, orienta a dermatologista. 

“Os edemas também têm muita relação com a inflamação da pele produzida pelo hormônio de estresse, que é o cortisol. Quanto mais esse hormônio é produzido, mais ele agride a estrutura da pele, e maior é o edema. A região da área dos olhos, por ter estrutura um pouco mais fina, quando liberamos cortisol por estresse, com dificuldade de sono, muito trabalho, plantões, é bastante afetada, pois tudo isso compromete a sua estrutura pela inflamação produzida”, destaca Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. 

Como evitar o rosto inchado

Algumas ações indicadas por especialistas podem ajudar a resolver ou amenizar o problema do rosto inchado. Confira:

Beba mais água e coma mais vegetais. “Ingerir mais vegetais, e beber bastante água ao longo do dia são as melhores maneiras de combater as causas do inchaço. Água de coco e chá verde também são opções”, explica a médica. Para ter melhores resultados, também é importante consumir menos sódio.

Lave o rosto com água fria. Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Isso ajuda a diminuir o edema.

Use água termal. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. “Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele. Além disso, ela é rica em oligoelementos, sais minerais que ajudam a conferir melhor equilíbrio hídrico, com ação fitodrenante complementar”, explica a Dra. Mônica.

Realize uma massagem facial. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Uma rotina de cuidados é essencial

Aplique um creme com cafeína na área dos olhos. “Todas as dicas e truques acima podem ajudar, mas considere um creme para os olhos à base de cafeína também. Isso porque a cafeína contrae os vasos sanguíneos e diminui o inchaço como resultado”, explica a médica.

Lembre-se da Vitamina C e protetor solar. “Internamente, a Vitamina C trabalha para conferir ação tópica antioxidante, com diminuição de enzimas que degradam o colágeno, o que é particularmente importante se o motivo do inchaço for a dieta”, diz a Dra. Mônica. “O protetor solar deve ser usado diariamente para evitar danos à pele”, acrescenta.

Faça exercícios físicos. “Os exercícios não apenas aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, a própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos”, explica a Dra. Mônica. A Dra. Aline ainda ressalta que se exercitar também ajuda com o controle do peso. “Quilos extras colocam mais pressão sobre o coração e reduzem o fluxo sanguíneo em todo o corpo, predispondo problemas de inchaço”, afirma a médica cirurgiã vascular.

Como evitar o inchaço no rosto

Para nunca mais acordar com o rosto inchado, é necessário mudar alguns hábitos de estilo de vida e acrescentar alguns tipos de cuidados com a pele. Confira algumas dicas de especialistas:

Mude a posição de dormir. Deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, por isso favorece o inchaço matinal. “Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que tem relação com o aparecimento de rugas”, afirma a dermatologista Dra. Mônica Aribi.

No skincare, tente extratos de algas: Alguns extratos de algas marinhas atuam como estimulante metabólico, o que ajuda a melhorar a produção de energia celular, ajudando contra o inchaço. Mas também invista em produtos que tenham ação contra edemas: é o caso daqueles que contam com ativos descongestionantes.

A alimentação também conta

Fique de olho na quantidade de água. Beber água é bom para resolver e também para evitar o problema. Por isso, certifique-se de consumir pelo menos 2L de água por dia – e aumente a ingestão caso necessário.

Cuidado com o açúcar e o sal extra na dieta. Consumir mais produtos enlatados, em conserva, processados e ultraprocessados, que são ricos em sódio, pode ser um perigo. Esses alimentos também podem ser mais potencialmente inflamatórios, ricos em açúcar, carboidratos simples e gordura ruim. Fique de olho também em sucos de caixinha e produtos light, diet e zero, que também têm muito sódio na composição”, afirma a Dra. Mônica.

Não dê chance ao álcool. “O álcool afeta qualquer membrana, mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Essa desidratação pode se traduzir também em inchaço facial, principalmente na região dos olhos”, diz a dermatologista.

Por fim, a dermatologista reforça que é importante, também, lembrar de remover a maquiagem antes de dormir. “A inflamação na pele piora o inchaço e dormir com maquiagem contribuirá para isso. Se o problema for persistente, a investigação médica hormonal será necessária”, destaca. Portanto, se o problema não for resolvido com essas mudanças, é melhor procurar um médico para investigar um desequilíbrio hormonal.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia