Joyce Ferreira, influenciadora cearense, usou suas redes sociais para alertar sobre um procedimento que promete camuflar as olheiras. Após recorrer a uma das técnicas para aliviar as manchas escuras ao redor dos olhos, a mulher ficou com manchas no rosto.
Através do Instagram, Joyce revelou que utilizou a técnica que “tatua” as olheiras com uma tinta da mesma cor que sua pele. O método, chamado de camuflagem, consiste em tingir as manchas com uma tinta mais clara. A Dra. Natália Rubez, dermatologista do Instituto Rana Saleh, explica que esse é um método permanente, em que se aplica um pigmento próximo ao tom da pele da paciente.
Riscos da “camuflagem” de olheiras
De acordo com a especialista, os riscos do procedimento são diversos. “Além de alergias e cicatrizes, é preciso lembrar que a pele está em constante mudança, seja pela exposição solar, época do ano ou mesmo pelo processo de envelhecimento. Por isso, é impossível encontrar uma cor definitiva para imitar a da pele”, explica.
Natália aponta ainda que o pigmento da tatuagem sofre oxidação e mudança de cor com o tempo, podendo ficar mais claro ou mais escuro, destacando ainda mais a área pigmentada. Além disso, a dermatologista afirma que a remoção das manchas pode ser bem desafiadora. “A remoção vai necessitar de tratamentos médicos como lasers, peelings e cremes, porém não é simples remover o pigmento dessa cor”, destaca.
Como diminuir as manchas escuras em torno do olho
O primeiro passo para se livrar das olheiras é identificar qual o seu tipo, explica Natália. “A pigmentada ocorre pelo depósito de melanina local e o tratamento seria à base de cremes e lasers. Já as vasculares, decorrentes da combinação de uma pele mais fina pelo envelhecimento e o acúmulo de vasos sanguíneos da região, requerem a combinação de procedimentos que devolvam mais colágeno para a área como fios de PDO e lasers”, detalha a profissional
Por fim, existem ainda as olheiras profundas, em que há perda da sustentação local e necessidade de repor volume. O mais indicado neste caso é o preenchimento, sem exageros, com ácido hialurônico. “Vale lembrar que as olheiras também podem ser mistas, quando há conjunção de mais de um tipo”, acrescenta a médica, que destaca: desconfie de milagres. Geralmente, procedimentos milagrosos apresentam riscos à saúde.
