A cantora e apresentadora Cariúcha, 39, deve passar alguns dias afastada do programa Fofocalizando, do SBT, para realizar uma cirurgia de emergência. Isso porque a carioca recebeu recentemente o diagnóstico de miomas e precisará realizar o procedimento de retirada para preservar o útero.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 80% das mulheres em idade fértil sofrem com miomas no Brasil, o que mostra o quanto o problema é comum.
Segundo o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, quanto mais cedo for identificado o mioma é iniciado o seu tratamento, maiores as chances de preservar o útero.
“Com tratamento precoce, através de procedimentos minimamente invasivos, é possível remover os nódulos de mioma sem grandes danos ao útero, simplificando a restauração do órgão”, diz o médico.
Adiar o tratamento, no entanto, pode causar piora dos sintomas. É o caso de sangramento intenso levando a anemia e cansaço, dor pélvica e até mesmo necessidade de remoção do útero (histerectomia), pela impossibilidade de recuperá-lo cirurgicamente, explica o médico.
Principais sintomas da presença de miomas
O especialista aponta os principais sinais de alerta que podem indicar a presença de miomas. São eles:
- Sangramento menstrual mais intenso;
- Dor pélvica ou abdominal;
- Aumento do volume abdominal;
- Frequência urinária aumentada;
- Constipação ou dificuldade para urinar;
- Dor durante as relações sexuais;
- Sensação de pressão ou desconforto na região pélvica.
Cirurgia robótica é opção para aumentar as chances de manter o útero
Apesar de Cariúcha não ter detalhado o tipo de procedimento que irá realizar para a retirada dos miomas, de acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, a cirurgia robótica é a opção indicada para quem deseja manter o útero.
“A miomectomia robótica é uma técnica avançada de cirurgia de remoção de miomas, em são realizadas pequenas incisões no abdômen. Através dessas incisões, e utilizando um console, o cirurgião direciona um robô para realizar a cirurgia no útero e nos miomas com mais precisão e segurança ao paciente”, detalha o ginecologista.
Segundo ele, esse tipo de cirurgia cresce bastante no Brasil. “Cada vez mais mulheres têm buscado o procedimento pela sua precisão, segurança e por aumentar as chances de manter o útero”, salienta.
É possível prevenir os miomas?
Segundo o médico, não é possível prevenir totalmente o desenvolvimento de miomas. Isso porque há uma forte relação com a genética e fatores hereditários. Contudo, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, conforme aponta o Dr. Alexandre Silva e Silva:
- Manter um peso saudável;
- Praticar exercícios regularmente;
- Adotar uma dieta rica em frutas, vegetais;
- Evitar o consumo de carne vermelha;
- Evitar o consumo de bebidas em garrafas plásticas;
- Evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína;
- Gerenciar o estresse;
- Realizar consultas médicas anualmente.
Além disso, ao receber um diagnóstico de mioma, mesmo que pequeno, é importante procurar por um especialista para não correr o risco de deixar o tempo passar. Afinal, o mioma pode crescer demais e impossibilitar o tratamento conservador, preservando o útero, alerta o ginecologista.
