Mau humor: 3 tipos de alimentos que podem comprometer o bem-estar

Nutrólogo revela como a carência de alguns nutrientes pode provocar desconforto, ansiedade e mau humor

Alimentos podem causar mau humor
Alimentos podem causar mau humor - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 26/04/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O mau humor costuma ter relação com inúmeros fatores diferentes. Pode, inclusive, ser um estado passageiro, ou algo que costuma aparecer com frequência e merece ser investigado profundamente. É inegável que quase todo mundo tem aqueles dias ruins, onde as coisas teimam em dar errado e isso acaba nos abalando de alguma maneira. Mas, existem algumas atitudes e hábitos que conseguem reduzir e aliviar esses momentos desagradáveis.

Um deles, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, é justamente a alimentação. Ter uma dieta equilibrada e saudável não gera benefícios apenas para o corpo – como redução do excesso de gordura e prevenção de doenças – como também favorece a saúde mental e pode afastar aquele mau humor chato.

“Os alimentos que são ausentes de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina – o hormônio do humor – causam o efeito contrário da felicidade, principalmente se consumidos em exagero. O triptofano está presente em alimentos como soja, leite, iogurte, banana, oleaginosas e feijão. Além disso, incluir na alimentação produtos vegetais também auxilia na melhora do ânimo como, laranja, cereais e verduras”, explica o médico nutrólogo, Dr. Thiago Volpi.

Agora que você já sabe o que comer para melhorar o bem-estar, falta apenas saber o que evitar para que o mau humor não insista em te perseguir. Por isso, com a ajuda do Dr. Volpi, separamos alguns tipos de alimentos que pode prejudicar a saúde mental. Confira:

Processados - "Alimentos que possuem alto teor de gordura e processados, tendem a aumentar o processo inflamatório no corpo, elevando o nível de açúcar no sangue. A opção é sempre recorrer a mais alimentos naturais para diminuir o colesterol ruim LDL”, conta o médico.

Chocolate – De acordo com o nutrólogo, também é preciso ter cuidado com os alimentos conhecidos por provocarem a sonhada sensação de felicidade, como é o caso do chocolate. Os que possuem baixo teor de cacau são muito calóricos e gordurosos, trazendo a sensação de mal-estar. A recomendação é optar por versões acima de 70% cacau, para estimular a produção de serotonina no corpo.

Café – Para o especialista, o café, também é considerado um dos vilões da felicidade. Apesar de a cafeína ajudar o corpo a se manter acordado, o excesso dela causa irritação. Isso acontece por causa do aumento da adrenalina e pode causar incômodos como insônia, ansiedade e até problemas gastrointestinais.

“Consumir de vez em quando esses alimentos é normal. O problema é quando exageramos no consumo de açúcares e gorduras, por isso, é sempre recomendado passar com um médico especialista para acompanhar e balancear a dieta mais adequada para cada paciente”, finaliza o Dr. Volpi.

Leia também