Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

5 legumes poderosos para reduzir a glicose no sangue

Especialista lista legumes que estão no grupo dos alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar e até a prevenir a diabetes

Para reduzir a glicose no sangue: conheça 5 legumes poderosos
Para reduzir a glicose no sangue: conheça 5 legumes poderosos - Foto: Shutterstock

Manter a glicose equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando em excesso, no entanto, o risco de desenvolver diabetes e outras complicações aumenta. A boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar – e os legumes são grandes aliados nesse processo.

A nutricionista Jéssica de Freitas destacou cinco opções que contribuem para regular a glicemia e, de quebra, ainda oferecem outros benefícios à saúde. Confira a lista:

1 – Brócolis

Rico em fibras que não são digeridas pelo organismo, o brócolis ajuda a evitar picos de glicose. Além disso, possui um composto especial.

“Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescenta Jéssica.

2 – Cenoura

Clássica no prato do brasileiro, a cenoura oferece mais do que sabor e cor.

“Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garante.

3 – Berinjela

Além de versátil, a berinjela reúne fibras solúveis e baixo índice glicêmico. Segundo Jéssica, o legume conta ainda com compostos que atuam diretamente no controle da glicemia.

“…a berinjela contém compostos clorogênicos, que tem uma ação de regular o açúcar no sangue”, destaca.

4 – Abobrinha

Leve e de fácil preparo, a abobrinha também é aliada de quem quer controlar o açúcar no sangue.

“Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, diz a nutricionista.

5 – Couve-flor

Versátil, pode aparecer em diferentes pratos, até mesmo como substituto do arroz.

“Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explica a profissional.

Bônus: o poder do vinagre de maçã

Não só os legumes ajudam. Jéssica recomenda ainda um truque simples para reduzir os picos de glicemia.

“O consumo de vinagre de maçã entre 10 a 30ml antes do almoço ou jantar pode diminuir a elevação da glicemia em até 30%. Portanto, iniciar as refeições pela salada ou pelos alimentos que contenham mais fibras, proteínas ou até mesmo gorduras saudáveis faz diferença”, finaliza Jéssica de Freitas.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Queda hormonal pode afetar articulações, causar dor no joelho e aumentar risco de osteoartrite, osteopenia e osteoporose

Beleza

Especialista explica as diferenças entres os materiais utilizados e esclarece a importância da realização profissional

Saúde

Entenda os tipos de tratamento com a diálise, mitos e como manter uma boa qualidade de vida durante a terapia

Alimentação

Muito além da vitamina C: nutrólogo lista 7 benefícios e motivos para incluir o limão na sua alimentação do dia a dia