Saber quais são os hábitos que prejudicam os dentes é importante. Afinal, eles costumam funcionar como uma espécie de cartão de visitas do corpo. Já que um sorriso bonito tem capacidade de transmitir boas impressões e deixar a nossa autoconfiança nos patamares mais altos. Da mesma forma que uma saúde bucal ruim tem o poder de deixar-nos mais retraídos e tímidos.
Além disso, os dentes desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. É através deles que conseguimos triturar os alimentos e iniciar o processo de digestão – fundamental para o conceito básico da vida.
Por todos esses motivos, podemos afirmar que é de domínio público a importância de manter uma boa higiene bucal e cuidar diariamente de todos os dentes. Escovar, usar fio dental e realizar consultas periódicas com um dentista é o básico, que todas as pessoas deveriam fazer.
Hábitos que prejudicam os dentes
No entanto, além de todos esses cuidados, também existem algumas atitudes nocivas para os dentes e que, muitas vezes, passam desapercebidas durante o dia a dia. Por esse motivo, o cirurgião-dentista Anderson Brasil separou sete atitudes que prejudicam a saúde bucal. Confira:
1) Mastigar e morder objetos, como tampa de caneta, por exemplo
“O ato de mastigar apenas de um lado é algo que costuma ser involuntário, porém, devemos prestar atenção. A saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares”, diz o especialista.
2) Escovar os dentes com muita força
Esse ato, de acordo com Anderson, “pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimentos”.
3) Abrir garrafas e embalagens com os dentes
Nesse caso, o perigo é lesionar a mandíbula ou quebrar algum dente.
4) Palitar os dentes
“O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção, além de provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área”, alerta o dentista.
5) Manter bebidas ácidas por muito tempo na boca
“Bebidas alcoólicas em excesso provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes”, explica.
6) Fazer procedimentos estéticos de maneira inadequada
É importante saber que todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.
7) Fumar
O cigarro “pode desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo desenvolver câncer na boca”, finaliza Anderson.
Fonte: Anderson Brasil, cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba.