Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

A barba é a maquiagem do homem? Veja como cuidar dos pelos da face

Sendo ou não a maquiagem do homem, a barba impacta diretamente a autoestima masculina. Saiba como cuidar da sua

A barba é a maquiagem do homem? Veja como cuidar dos pelos da face
A barba é a maquiagem do homem? Veja como cuidar dos pelos da face - Foto: Shutterstock

A barba é a maquiagem do homem? A consciência popular diz que sim. Após Matteus do BBB 24 tirar a barba para surpreender Deniziane e os demais colegas de confinamento, a internet explodiu de comentários sobre a aparência do brother e o efeito positivo da barba no visual. 

Para muitos, a barba faz parte da composição pessoal de estilo e imagem. Porém, assim como a maquiagem, requer cuidados diários e personalizados de acordo com a pele e a temperatura. 

No verão a atenção deve ser ainda maior. Isso porque, de acordo com especialistas no assunto, as altas temperaturas, a exposição solar em excesso e o barbear constante de maneira incorreta podem prejudicar a saúde da pele e dos fios. 

“A pele do homem, por uma questão hormonal, tende a ser mais oleosa e precisa de cuidados específicos. No verão as altas temperaturas estimulam a liberação das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade, o que pode causar descamação, acne, além do desconforto pelo excesso de sebo produzido”, explica Lucas Ravedutti, gerente de Cuidados Masculinos da Dr. JONES, do Grupo Boticário.  

Como cuidar da barba na estação mais quente do ano

O especialista recomenda não abrir mão da rotina de cuidados diários, como limpeza, hidratação e o uso de pós-barba para quem prefere manter os fios. A dermatologista Giovanna Kobal, da Clínica Victor Bechara, completa com dicas para a escolha dos produtos para pele. 

“Opte por limpadores suaves, sem ingredientes agressivos, para evitar ressecamento ou irritação. Já para hidratação adequada, escolha um hidratante que atenda às necessidades da sua pele. Peles oleosas podem se beneficiar de fórmulas mais leves, enquanto peles secas podem precisar de hidratação mais intensa, com ativos mais potentes”, destaca a especialista.

Para quem opta por manter a barba, Lucas recomenda o uso de shampoo específico para barba e hidratação com balm de barbear. Mas, para quem prefere raspar ou mesmo aparar e manter o design dos pelos, o consultor também tem dicas preciosas. 

“É preciso cuidados antes, durante e depois do processo. Recomendo o uso de um esfoliante para preparar a pele e os fios, além de evitar irritações e pelos encravados. É muito importante também escolher o barbeador correto. Há diferentes tipos no mercado e nem todos atendem a todos os tipos de barba”, destaca. 

Escolhendo o barbeador certo

Por exemplo, segundo o especialista, um aparelho convencional com quatro lâminas é o mais indicado para quem não se barbeia com frequência ou tem pelos muito grossos. Já um outro de seis lâminas é a opção ideal para quem gosta de fazer a barba todo dia e busca o efeito de cara lisa”, conta. 

Além do número de lâminas, o especialista destaca outros pontos de atenção nos barbeadores como a sua capacidade de lubrificação, design adaptado para se adequar ao rosto e até mesmo a empunhadura do aparelho. 

E depois de barbear?

Após o barbear, os balms são a recomendação de Ravedutti para hidratar, acalmar e auxiliar na cicatrização. Gabriel destaca a importância de procurar produtos com ativos que tragam benefícios.

“O pantenol é um ativo da vitamina B5 que possui ação hidratante, melhorando a suavidade e elasticidade da pele”. Já a dermatologista Giovanna destaca ainda o ácido hialurônico para hidratação, ácidos alfa-hidroxi (AHA) ou beta-hidroxi (BHA) para esfoliação suave e antioxidantes para combater os radicais livres.

Além disso, para os barbudos ou não, a proteção solar é item essencial. Portanto, a recomendação da dermatologista é o uso diário de protetor solar facial para proteger a pele dos danos causados pelo sol e prevenir o envelhecimento precoce.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto