Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Abdominoplastia: entenda as diferentes finalidades do procedimento

A abdominoplastia promove maior contorno do corpo, mas nem todo procedimento é igual. Saiba a finalidade de cada um

Abdominoplastia: entenda as diferentes finalidades do procedimento
Abdominoplastia: entenda as diferentes finalidades do procedimento - Foto: Shutterstock

O Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas realizadas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre os procedimentos mais feitos, a abdominoplastia está se tornando cada vez mais conhecida e popular, principalmente pela sua capacidade de acentuar o contorno do corpo.

O Dr. Vitor Nunes, cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que a abdominoplastia é a plástica da região umbilical, onde se corrige o excesso de pele e a flacidez da região. “Se for necessário, o procedimento aproxima os músculos caso estejam afastados, corrigindo a diástase e também hérnias se houver”, afirma.

Segundo o médico, a cirurgia é indicada quando se tem flacidez na região, excesso de pele ou muitas estrias abaixo do umbigo. Esses sinais, aliás, geralmente surgem após grande perda ponderal, múltiplas gestações ou com o processo de envelhecimento e queda dos hormônios.

Quais são os principais tipos de abdominoplastia?

Existem vários tipos de abdominoplastias, indica o cirurgião plástico. De acordo com ele, cada tipo vai depender da queixa do paciente, dos objetivos e da intensidade da flacidez e da localização.

“Existem a abdominoplastia clássica, miniabdominoplastia, abdominoplastia reversa, abdominoplastia estendida, abdominoplastia em âncora e abdominoplastia circunferencial. O que as diferencia são o posicionamento da cicatriz”, diz.

Por exemplo, se, além da flacidez na região abdominal, o paciente também tem uma flacidez importante na região lateral, na região dos flancos e cintura, somente a abdominoplastia clássica não tem capacidade de dar resultado. 

“Portanto, nesse caso, é necessário uma abdominoplastia estendida, onde amplia-se a cicatriz para lateral, tratando a região dos flancos, uma flancoplastia, e essa associação dos dois procedimentos se chama abdominoplastia estendida”, justifica Vitor.

Precauções

As precauções a serem tomadas antes e depois de uma abdominoplastia são várias. Por isso, é importante passar em uma consulta médica para receber boas orientações. Como exemplo, pode atentar nos cuidados com a cicatriz, evitar o sol, evitar esforço físico antes da hora, cuidado na posição de dormir, de andar e ficar encurvada. Às vezes é necessário realizar uma drenagem no pós-operatório. Além disso, é importante também ter cuidado com os curativos. 

“Na hora de escolher o especialista, verifique a formação e procure orientação para o esclarecimento de todas as dúvidas. Depois de ter todas as expectativas alinhadas, operar em um ambiente hospitalar é fundamental”, destaca Vitor Nunes.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Ainda que muitas pessoas usem o cotonete para limpar os ouvidos, é comum ver alertas sobre os riscos do produto para a audição

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Doenças

Jornalista esteve presente no primeiro episódio do podcast Escrito nas Estrelas, apresentado por João Bidu

Beleza

A queda na umidade e o aumento dos ventos do outono representam desafios para manter um cabelo bonito e saudável