Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Ácido hialurônico previne problemas nas articulações; saiba mais

Ortopedista especialista em joelho e quadril explica como o ácido hialurônico pode atuar em quadros iniciais de desgaste das articulações

Ácido hialurônico previne problemas nas articulações; saiba mais
Ácido hialurônico previne problemas nas articulações; saiba mais - Foto: Shutterstock

Frequentemente as articulações são alvos de dores e desconfortos dos mais variados, especialmente o joelho e o quadril. Isto é, seja por conta do sobrepeso, problemas de postura ou prática de exercícios físicos. No entanto, o tratamento com ácido hialurônico pode solucionar casos do tipo.

Vale lembrar que o corpo produz ácido hialurônico naturalmente em diversas partes, dentre elas as cartilagens do quadril e joelho. Aliás, o desgaste e degeneração natural da cartilagem são alguns dos fatores que contribuem para o consumo da substância.

“Processos inflamatórios devido a artrose do quadril e joelho também favorecem a redução do ácido hialurônico presente na articulação. Sua reposição com infiltrações atuam de forma importante para prevenir o agravamento de quadros de artroses ou lesões iniciais da cartilagem, tanto para quadril como para joelhos”, explica o Dr. Isaias Chaves, médico ortopedista especialista em joelho e quadril.

Vantagens do ácido hialurônico para as articulações

Os benefícios do ácido hialurônico, segundo o especialista, se dão porque ele favorece o bom funcionamento destas articulações, aumentando a lubrificação e a nutrição articular. Além disso, reduz os impactos e atritos, melhorando o amortecimento no quadril e joelho.

“Sua principal indicação nas articulações do quadril ou joelho é por sua ação preventiva, visando reduzir o agravamento de lesões da cartilagem, buscando evitar ou retardar processos de artrose”, explica o médico. 

Aliás, quadros de artroses do quadril ou joelho no grau leve ou moderado, condropatia patelar são as principais indicações, podendo também ser usados em tendinites que não respondem ao tratamento não cirúrgico inicial. 

“As infiltrações/injeções intra-articulares são uma forma de suplementação com ácido hialurônico melhorando a mobilidade e absorção de impacto articular, além de favorecer a redução da atividade inflamatória local”, comenta o especialista.

O ortopedista salienta ainda que um dos grandes benefícios é a prevenção que o ácido hialurônico proporciona em joelho e quadril com quadros iniciais de desgaste da articulação, seja ela uma condropatia ou uma artrose já instalada. Isso porque sua capacidade de melhorar a lubrificação e amortecimento articular reduz os processos inflamatórios que proporcionam dor e também o desgaste da articulação. 

“Portanto, se você tem dores no quadril ou joelho, procure um ortopedista, especialista em quadril e joelho para uma adequada avaliação e tratamento. Uma avaliação minuciosa é necessária para resolução de dores e também orientações de cuidados para que esses incômodos não voltem a ocorrer”, finaliza Isaias.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer