Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Alimentação para combater a ansiedade: 6 opções saborosas

Médico nutrólogo ensina como montar uma dieta com os nutrientes necessários para uma boa saúde mental

Alimentação para combater a ansiedade
Alimentação para combater a ansiedade / Foto: Shutterstock

Manter uma boa alimentação para combater a ansiedade e, ainda assim, ter prazer com a comida, sem abusar das calorias, não é tão difícil assim. Apesar disso, algumas pessoas imaginam que, para satisfazer a mente, basta comer tudo o que se tem vontade. No entanto, não se preocupar com o valor nutricional daquilo que se consume pode, inclusive, gerar ou agravar distúrbios psicológicos.

Dessa maneira, a alimentação para combater a ansiedade também precisa ser bem calculada e equilibrada. Por isso, com o auxílio do médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, especialista em emagrecimento e performance, separamos algumas boas opções para incluir na dieta e cuidar da saúde mental. Confira:

Alimentação para combater a ansiedade

1 – Cogumelos

Pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro tipo de cogumelo comestível. As vantagens são grandes, principalmente as relacionadas aos “benefícios associados ao aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental”, explica o nutrólogo.

2 – Brócolis

Pode confessar, alguém já mandou você comer brócolis quando era criança. Acredite, por mais que o paladar da época não fosse muito receptivo ao alimento, quem te falava isso queria o seu bem. “O legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes”, conta Cerqueira.

3 – Couve

Para melhorar a saúde mental, também é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos e o modo de preparo. A vontade de refogar uma couve com alho e servi-la em uma feijoada é tentadora, eu sei. E não há nada de errado nisso. É preciso ter apenas equilíbrio. “A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos”, diz o especialista.

4 – Espinafre

Quem falava para você comer brócolis, de vez em quando, também recomendava um espinafre? De acordo com Cerqueira é uma boa ideia: “o vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos”, afirma.

5 – Escarola

Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola. “Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória”, explica o nutrólogo.

6 – Feijão

O amado e popular feijão não podia ficar de fora. “O grão é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse, e vitaminas do complexo B”, finaliza Cerqueira.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Especialistas explicam como o bem-estar emocional pode afetar a sexualidade, causando até mesmo disfunções sexuais

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Saúde Mental

A atriz Taís Araújo declarou recentemente que sofre da Síndrome de Fomo. Entenda quais os sinais da patologia

Saúde Mental

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorre no próximo domingo (05/05) e contará com a participação de mais de 2 milhões de candidatos