Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Dia da Banana: como aproveitar todos os benefícios da fruta

A banana é uma das frutas mais populares e versáteis do mundo. Nutricionista revela os principais benefícios do alimento

Banana: saiba como aproveitar os benefícios da fruta
Banana: saiba como aproveitar os benefícios da fruta / Foto: Shutterstock

A banana é tão querida e importante na alimentação que tem um dia para chamar de seu. O Dia Mundial da Banana existe para celebrar os benefícios e versatilidade da fruta, que pode ser considerada a mais popular do mundo. Tanta popularidade se deve aos ganhos que ela garante ao organismo e também às diferentes formas de consumir o alimento.

Benefícios da banana

O primeiro benefício da fruta com certeza é sua versatilidade. Isso porque é possível consumi-la em todas as refeições do dia. Segundo o nutricionista Arthur Mendonça, para comer banana, não existe uma hora certa, mas ela pode ser ainda mais eficiente como opção de pré-treino. “Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, afirma.

Além disso, o nutricionista explica que ela pode ajudar a aumentar os estoques de glicogênio do organismo, já que ela é uma fonte rica em carboidratos. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. “Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico“, aponta o especialista.

Como combinar a fruta

No entanto, assim como todo alimento, é preciso controlar a quantidade, como sugere Arthur. “Bananas em geral fornecem em torno de 20g de carboidratos em 100g de alimento, então uma porção de banana por dia se enquadra bem no saldo calórico da maior parte da população, já um cacho talvez não”, comenta.

Para aproveitar esses benefícios da banana de forma saudável, o nutricionista sugere combiná-la com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros. Já para quem tem diabetes, ele indica o consumo com fibras e proteínas, assim como a aveia, linhaça, chia, cacau e proteínas como ovos ou whey. “As proteínas e fibras ajudam a diminuir o índice glicêmico do carboidrato da banana, fazendo com que não ocorra uma liberação acentuada de insulina”, finaliza.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Dieta baseada no DNA pode prevenir doenças, melhorar o equilíbrio hormonal a disposição e, além disso, otimizar o bem-estar

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Alimentação

O amendoim não pode faltar nos quitutes de Festa Junina, e nem na dieta de quem deseja os poderosos benefícios das leguminosas

Alimentação

Além de versátil, o gengibre é uma raiz rica em nutrientes, o que confere diversos benefícios ao organismo