Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

BBB 23: saiba o que fazer ao encontrar larvas na comida

Sapato e Bruna estavam almoçando quando brother cuspiu ao encontrar larvas na refeição. Nutricionista explica como evitar contaminações

BBB 23: saiba o que fazer ao encontrar larvas na comida
BBB 23: saiba o que fazer ao encontrar larvas na comida - Foto: Reprodução Twitter (@joaoftts)

Cara de Sapato e Bruna Griphão jogaram um prato inteiro de comida fora após encontrarem uma larva na salada, no BBB 23. Sapato foi quem identificou primeiro, e imediatamente cuspiu a comida no prato. Griphão sequer conseguiu olhar de volta para a refeição, e afirmou ter comido uma larva sem querer.

As larvas costumam surgir nos pratos que não foram manipulados corretamente, explica Mariana Venturini Pereira, nutricionista pós graduada em Nutrição Clínica Funcional. Ela destaca que o correto é selecionar os alimentos, especialmente a salada, folha por folha, lavar em água corrente e sanitizar em hipoclorito de sódio (com a proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água) para eliminar as sujeiras e microrganismos existentes. A nutricionista afirma ainda que os brothers fizeram certo ao descartar a refeição.

Para impedir o surgimento de larvas, é preciso tomar cuidado com todo tipo de matéria orgânica. “Evitamos com a correta higienização, não só dos alimentos como do local de armazenamento e preparo. Evitar deixar restos de alimentos em decomposição para evitar a proliferação de larvas e outros organismos, assim como manter ambientes limpos”, recomenda a nutricionista.

Qual o perigo que as larvas oferecem à saúde?

Mariana esclarece que as larvas, em si, podem não causar males à saúde, apesar de causar grande repulsa. Ainda assim, elas podem indicar outras fontes de contaminação. “Se encontrar larvas, que podemos ver, com certeza microorganismos não visíveis também estarão presentes, e estes podem causar intoxicações alimentares e parasitoses”, alerta.

A especialista acrescenta que, além da higienização, o sistema imunológico e o estado nutricional do indivíduo têm grande impacto no que diz respeito aos riscos de saúde que larvas e microorganismos parasitas podem causar. Isso porque as pessoas pessoas mais saudáveis são menos suscetíveis a infecções.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno