Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Brasileiros adoecem com poluição urbana; lavagem nasal pode prevenir

O calor, a poluição das grandes cidades e a baixa imunidade facilitam infecções nas vias respiratórias – mas a lavagem nasal pode impedir

Brasileiros adoecem com poluição urbana; lavagem nasal pode prevenir
Brasileiros adoecem com poluição urbana; lavagem nasal pode prevenir - Foto: Shutterstock

Além do trânsito, do barulho e da violência, quem vive nas regiões metropolitanas precisa lidar também com a crescente poluição do ar. Nesses cenários, as vias respiratórias estão expostas a uma variedade de poluentes que, quando inalados, podem se alojar nas cavidades nasais, potencializando o risco de infecções e inflamações. Felizmente, a lavagem nasal pode prevenir casos do tipo.

Segundo o Barômetro de Transformação Ecológica, a primeira pesquisa mundial que estuda obstáculos e medidas para impulsionar a transição para uma economia ecologicamente correta, 87% dos brasileiros dizem ter ficado doentes devido à contaminação do ar. Seria possível evitar pelo menos uma parcela desses casos graças à lavagem nasal.

Benefícios da lavagem nasal

Isso porque ela age como uma espécie de “limpeza” diária para os seios nasais, removendo detritos e agentes poluentes que poderiam se tornar nocivos. Justamente por isso, ao longo da história, diversas culturas têm adotado a lavagem nasal como prática regular.

De acordo com o médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada, a prática não apenas limpa, mas também hidrata as mucosas nasais, facilitando a respiração e gerando uma sensação de alívio e frescor. “A lavagem nasal é primordial para remover partículas, alérgenos e microorganismos que podem se acumular nas cavidades nasais ao longo do dia”, explica.

Esse acúmulo pode resultar em obstruções, inflamação e desconforto. Portanto, aqueles que enfrentam doenças respiratórias crônicas como sinusite, rinite alérgica, bem como episódios de resfriados e gripes, podem encontrar na lavagem nasal uma valiosa aliada.

O médico explica que ao manter as passagens nasais limpas, a intensidade dos sintomas reduz. Aliás, em alguns casos, é possível até encurtar a duração da doença. Porém, tão importante quanto a prática em si, é a forma como ela o paciente a conduz, destaca o especialista.

A segurança é uma questão crucial. “Usar uma solução na temperatura e salinidade adequadas é fundamental. E o dispositivo escolhido deve ser mantido limpo e desinfetado, evitando o risco de infecções”, alerta.

Conforme o otorrinolaringologista, se realizada com atenção às boas práticas e utilizando instrumentos certos, a lavagem nasal pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde respiratória, aliviando sintomas e prevenindo complicações.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde