Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Bruna Griphao: fumante também pode ter shape sarado?

Atriz despertou muitos elogios ao aparecer com corpo sarado, e alguns questionamentos ao surgir fumando. Especialistas comentam o caso

Bruna Griphao: fumante também pode ter shape sarado?
Bruna Griphao: fumante também pode ter shape sarado? - Foto: Reprodução Instagram (@brunagriphao)

O shape sarado da Bruna Griphao tem dado o que falar desde que a atriz foi anunciada como participante do BBB 23. O programa começou na última segunda-feira, 16, a artista já foi flagrada fumando cigarro inúmeras vezes. Ainda assim, Bruna mantém a boa forma e bastante vitalidade – o que levou os internautas a discutirem sobre os efeitos do tabagismo, e até mesmo a especularem se a sister já teria feito algum procedimento estético, como uma lipo HD.

Fumar atrapalha a hipertrofia e o desempenho físico?

Para o personal trainer Fábio Carvalho, é possível ser fitness e fumante, mas o cigarro prejudica e muito a fisiologia do corpo. “É preciso saber se ela é um fumante regular ou se faz isso às vezes. De qualquer forma, o cigarro não ajuda na sua síntese de proteínas e no seu anabolismo, que nada mais é que seu ganho de massa magra, sua hipertrofia”, afirma.

Estudos dizem que os fumantes possuem mais miostatina, que é um hormônio do Fator B que limita o seu ganho de massa, lembra o personal. Ou seja, mesmo treinando muito bem, sempre existirá esse limite de ganho. Além disso, o cigarro contém monóxido de carbono, o mesmo expelido por veículos automotivos. “Ele se associa a hemoglobina e dificulta o transporte de oxigênio nas células e a cicatrização celular. Inclusive, e principalmente, as células musculares no pós-treino”, alerta Fábio.

Mas o tabagismo não atrapalha apenas a hipertrofia, destaca Fábio. “O cigarro não tem qualquer benefício à saúde, em qualquer situação que seja. Não somente o cigarro, mas suas variações também, tais como os famosos cigarros eletrônicos que parecem inofensivos, mas não são. Fuja disso de uma vez por todas”, alerta.

O especialista explica também que o cigarro prejudica a respiração, dificultando o desempenho físico. Como consequência, seus resultados não serão os ideais e nem os adequados. “Seja numa corrida, numa piscina ou numa academia, o cardio é essencial para sua melhora física e o cigarro vai diretamente contra isso”, frisa o personal trainer.

Cigarro e vida fitness combinam?

Não é porque é magra e sarada que a Bruna Griphao, necessariamente, é saudável ou fitness. “É sempre bom estar fazendo exercício, atividade física, e mantendo o Índice de Massa Corpórea (IMC) dentro do adequado. Não necessariamente significa saúde, mas estar dentro do peso, de um modo geral, previne os problemas de saúde que a obesidade pode causar. Mas não necessariamente a pessoa está saudável, ela pode estar comendo mal, com uma má nutrição”, afirma o Dr Thiago Marra, cirurgião plástico.

Ele reforça, por exemplo, os problemas trazidos pelo tabagismo, que leva danos ao pulmão, coração e aumenta o risco de infarto. “Então, o cigarro não é saudável”, diz. “Mesmo a pessoa estando magra e saudável ela não pode acreditar que o fumo não fará mal. Ela pode sim ter doenças e perder o viço, o vigor e a saúde com o uso constante do cigarro. Em pessoas jovens ainda, vai acumulando as toxinas do fumo e pode vir a causar muitos, muitos problemas depois, além do vício que não é fácil parar”, completa.

Para o personal trainer, cigarro e vida fitness não combinam. “Cigarro nada tem a ver com ser fitness, na realidade é o oposto disso na sua essência”, afirma.

Afinal, o shape da Bruna Griphao é natural?

O que mais chamou a atenção do público no corpo de Bruna Griphao foi a barriga trincada, que despertou inúmeros elogios e também certa inveja nos internautas.

Logo, começaram a surgir as primeiras especulações sobre o tanquinho da atriz. Muitas pessoas passaram a se questionar se, na verdade, sua barriga não é resultado de um procedimento cirúrgico, como uma lipo HD. A atriz já negou a realização de uma cirurgia do tipo e, de acordo com os especialistas, é impossível afirmar isso com certeza.

Para o cirurgião plástico Dr. Henrique Lopes Arantes, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o tanquinho trincado parece ser algo que Bruna Griphao conquistou naturalmente. 

“Ela tem um corpo todo malhado e com hipertrofia de todos os músculos, não só do abdômen. Além disso, observamos que os músculos mudam de formato e posição de acordo com a postura dela na foto. Quando se faz lipo HD , fica fixo as linhas de definição e aparecem pequenas cicatrizes ou depressões nos locais da cânula”, justifica.

Fábio Carvalho, personal trainer, concorda. “Existem vários fatores genéticos que favorecem ou desfavorecem a criação de um shape e, mais ainda, a sua manutenção. Junte a isso os inúmeros procedimentos externos que hoje em dia estão na moda. Além disso, podemos colocar também nessa equação os ergogênicos”, explica o profissional, citando a possibilidade de hormônios causarem o efeito do shape sarado.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente

Doenças

A cirurgia refrativa pode reduzir ou eliminar a reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato. Saiba como é o procedimento

Saúde Mental

Além do desconforto emocional, a ansiedade também pode causar sintomas físicas, que são frequentemente confundidos com outras doenças