O bruxismo é uma desordem funcional que causa atrito e pressão dos dentes de forma involuntária. O hábito pode provocar não só desgastes dentários, como também desconfortos musculares e prejuízos para a articulação temporomandibular.
De acordo com a Dra. Alessandra Dias, dentista da IGM Odontopediatria, existem vários fatores associados ao desenvolvimento do bruxismo.
“Os mais comuns são relacionados ao estresse, ansiedade, problemas respiratórios (como alergias e respiração mista ou bucal, por exemplo), má oclusão, interferências oclusais, uso de medicamentos controlados, herança genética e refluxo gastroesofágico”, explica.
Infelizmente, não são apenas os adultos que sofrem com o problema. Isso porque as crianças, mesmo aquelas com dente de leite, também podem apresentar quadros de bruxismo.
Identificando bruxismo em crianças
Conforme Alessandra, os sintomas de bruxismo em criança são os mesmos presentes nos adultos. Isto é, ranger ou apertar os dentes durante o sono ou mesmo acordado.
Os pais e responsáveis, portanto, devem ficar atentos aos sons emitidos pelos pequenos, bem como em suas expressões e movimentos do maxilar.
Como tratar o problema
“O controle e a abordagem clínica do bruxismo dependem do grau de severidade, da causa e também podem envolver a ajuda de uma equipe multidisciplinar”, diz a dentista.
Além disso, higiene do sono, prática de esportes, cuidados com a parte respiratória são práticas importantes para o seu controle.
“Saber exatamente como tratar o bruxismo pode não ser uma tarefa fácil, por isso a consulta com um odontopediatra é essencial para avaliação e indicação do melhor tratamento a ser realizado”, destaca a profissional.