Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de bexiga atinge 10 mil pessoas por ano no Brasil; veja os fatores de risco

O câncer de bexiga é um dos mais comuns do aparelho urinário e está associada a uma série de fatores de risco

Câncer de bexiga atinge 10 mil pessoas por ano no Brasil; veja os fatores de risco
Câncer de bexiga atinge 10 mil pessoas por ano no Brasil; veja os fatores de risco - Foto: Shutterstock

O Julho Roxo é o mês de conscientização sobre o câncer de bexiga. No Brasil, essa doença é uma preocupação crescente para homens e mulheres. Por isso, representa uma séria questão de saúde pública. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 10.640 novos casos da neoplasia em território nacional. Nesse contexto, a informação é a melhor arma para prevenir e buscar diagnóstico precoce.

O câncer de bexiga é considerado o décimo tipo mais comum no mundo, com cerca de 500 mil novos casos a cada ano. No Brasil, é um dos mais comuns do aparelho urinário, ocupando o sexto lugar entre os mais incidentes em pacientes do sexo masculino, com idade aproximada de 65 anos.

Fatores de risco do câncer de bexiga

Diversos fatores de risco estão associados ao desenvolvimento dessa doença. Aliás, é essencial conhecer e compreendê-los para prevenir o câncer de bexiga. “É importante ressaltar que podem existir diferenças nos fatores de risco entre homens e mulheres”, afirma o médico urologista Dr. Fernando Leão. No entanto, há alguns riscos comuns. O profissional destaca:

  • Tabagismo;
  • Exposição a substâncias químicas nocivas;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar da doença;
  • Ocorrência de certas infecções crônicas. 

Uma tendência preocupante é o aumento na prevalência do câncer de bexiga tanto em homens quanto em mulheres. Essa tendência crescente pode ter relação com diversos fatores, incluindo mudanças nos estilos de vida, exposição a poluentes ambientais, hábitos alimentares não saudáveis e outros fatores ainda em estudo. “É essencial investigar mais profundamente essas causas para implementar estratégias efetivas de prevenção e tratamento”, reforça Fernando.

Prevenção da doença

A conscientização desempenha um papel fundamental na luta contra o câncer de bexiga, e a prevenção é um dos pilares mais importantes. Portanto, adotar medidas preventivas, como evitar o tabagismo, limitar a exposição a substâncias químicas tóxicas, adotar uma alimentação balanceada e manter um estilo de vida saudável, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver essa doença. 

Além disso, é essencial que as pessoas estejam cientes dos sinais e sintomas do câncer de bexiga, como sangue na urina, dor ao urinar, necessidade frequente de urinar e alterações na função urinária. Portanto, ao identificar esses sinais, é fundamental buscar ajuda médica o mais cedo possível.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto