Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Câncer

Câncer de intestino: saiba os primeiros sintomas da doença

O câncer de intestino, ou colorretal, é um dos tumores mais letais. No entanto, com diagnóstico, há até 95% de chances de cura

Câncer de intestino: saiba os primeiros sinais da doença
Câncer de intestino: saiba os primeiros sinais da doença - Foto: Shutterstock

A campanha Março Azul Marinho tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal (CCR). Em 2022, o Brasil registrou 45.630 casos da doença, e 20.245 mortes em decorrência do tumor. Esta também foi a causa da morte do Rei Pelé.

O cirurgião do aparelho digestivo e especialista em coloproctologia, Dr. Rodrigo Barbosa, explica que o câncer de intestino atinge o intestino grosso ou o reto. De acordo com o médico, tem maior propensão à doença as pessoas com registro do tumor na família, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.

Quando o diagnóstico é negligenciado, a chance de letalidade por câncer de intestino é alta. De acordo com levantamento do Globocan, órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de tumor, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes. Por isso, a detecção precoce é tão importante.

Diagnóstico precoce

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Além disso, pessoas sem sinais ou sintomas , mas pertencentes a grupos de risco também devem realizar os exames para rastrear o tumor. 

O rastreamento dos tumores de cólon e reto (colorretal) pode ser realizado através de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). 

Primeiros sinais do câncer de intestino

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais que comumente indicam câncer de intestino são:

  • Sangramento nas fezes;
  • Massa (tumoração) abdominal;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso e anemia;
  • Mudança de hábito intestinal.

O Dr. Rodrigo ressalta que, ao perceber qualquer um desses sintomas, é necessário procurar ajuda médica imediatamente. Quando a doença é diagnosticada precocemente, há até 95% de chance de cura.

Prevenção

Para manter esse tipo de tumor bem longe, o médico recomenda evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, praticar atividade física, ter uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos ultraprocessados e açúcares. Além disso, é importante fazer o rastreamento de doenças mesmo sem sintomas.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Muitas pessoas têm medo de aproveitar a Páscoa como gostariam por conta do surgimento de espinhas. Mas será que o chocolate é mesmo culpado?

Saúde Bucal

O acúmulo de açúcar proveniente dos chocolates é um verdadeiro risco para a saúde bucal e os dentes. Veja como prevenir problemas

Beleza

As mulheres também sofrem com a alopecia, conhecida como calvície. E, assim como os homens, o transplante capilar pode solucionar o problema

Alimentação

Uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o chocolate certo para a Páscoa. Saiba como não errar