Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Cannabis medicinal é capaz de aliviar dores crônicas da fibromialgia

A fibromialgia atinge mais de 6 milhões de brasileiros, que podem recorrer à cannabis medicinal para tratar dores intensas e incapacitantes

Cannabis medicinal é capaz de aliviar dores crônicas da fibromialgia
Cannabis medicinal é capaz de aliviar dores crônicas da fibromialgia - Foto: Shutterstock

Estima-se que pelo menos 3% da população brasileira sofre fibromialgia, indicam dados da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED). Isso significa que pouco mais de 6 milhões de pessoas vivem com dores intensas e incapacitantes no país. 

A estimativa aponta ainda que a síndrome é mais recorrente em mulheres: 90% dos casos diagnosticados de fibromialgia são entre esta parcela da população, com incidência mais comum nas mulheres com idades entre 25 e 50 anos.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição debilitante que compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Devido à dor crônica generalizada e outros sintomas associados, a doença traz consequências importantes no dia a dia das pessoas. 

A Dra. Marcella Andrade, reumatologista e diretora médica da Clínica Immunis Reumatologia Integrada, destaca o impacto devastador que a fibromialgia pode ter na vida dos pacientes. “As dores crônicas limitam as atividades laborativas e sociais, isolando muitas vezes os pacientes de uma vida plena e ativa”, afirma.

A fibromialgia é uma condição complexa caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas, muitas vezes acompanhadas por sono não reparador, fadiga e distúrbios do humor. Embora sua causa não esteja totalmente clara, evidências indicam uma alteração na percepção da dor pelos pacientes, o que contribui para os sintomas debilitantes.

No entanto, avanços recentes na medicina oferecem uma nova perspectiva promissora no tratamento desses sintomas persistentes e debilitantes. Um exemplo disto é o uso de cannabis medicinal.

Cannabis medicinal no tratamento da doença

Em meio aos desafios enfrentados pelos pacientes de fibromialgia, a cannabis medicinal emergiu como uma possível solução. Pesquisas recentes têm explorado os benefícios potenciais dos componentes ativos da cannabis no alívio da dor crônica e na melhoria da qualidade de vida. 

Marcella afirma que é crucial ressaltar que o uso de cannabis medicinal para tratar a fibromialgia deve ser supervisionado por profissionais de saúde qualificados e prescrito apenas quando apropriado. Ela explica ainda que a substância não é isenta de riscos, contra indicações e efeitos colaterais, enfatizando a importância de um acompanhamento médico adequado.

“A pesquisa sobre a utilização da cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia está em constante evolução. Novas descobertas e ensaios clínicos estão sendo conduzidos para melhor compreender como essa terapia pode ser otimizada para atender às necessidades dos pacientes, fornecendo alívio eficaz e melhor qualidade de vida”, aponta a médica.

Vale destacar que, além da fibromialgia, a cannabis medicinal pode tratar ainda uma série de doenças. A vasta aplicação do medicamento é possível graças ao sistema endocanabinoide presente no corpo humano. 

“Endocanabinoides são neurotransmissores que o corpo produz, responsáveis por uma variedade de funções corporais, incluindo a modulação da inflamação, função do sistema imunológico e neurotransmissores, por exemplo”, explica André Cavallini, médico da Gravital, clínica especializada em tratamentos à base de cannabis. 

Ainda segundo ele, os canabinoides encontrados na planta de cannabis podem ativar o sistema endocanabinoide no corpo e ajudar a resolver dores crônicas, enxaquecas, convulsões, sono, humor e outros problemas.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Mais de 65 milhões de pessoas possuem catarata em todo o mundo, a maioria idosos, e a única forma de tratar a condição é...

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias