Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Cara de Sapato e Síndrome de Tourette: doença causa tiques e ansiedade

Participante do BBB 23 revelou ter sido diagnosticado com Síndrome de Tourette ainda na infância. Doença causa sintomas motores

Cara de Sapato e Síndrome de Tourette: doença causa tiques e ansiedade
Cara de Sapato e Síndrome de Tourette: doença causa tiques e ansiedade - Foto: Reprodução Instagram (@caradesapato)

A Síndrome de Tourette voltou a ser um dos assuntos mais comentados na internet por conta do BBB 23. O Cara de Sapato, lutador de MMA, revelou a Gabriel Santana e Marvvila que convive com a doença desde a infância.

“Eu tenho os tiques da Síndrome de Tourette desde os 7 anos de idade. Coisas que eu vejo hoje de inseguranças e medo e tudo isso na minha vida como adulto, enxergo que veio da minha infância”, disse o brother. “Faço terapia desde moleque. Desde moleque eu tenho tique, eu era muito hiperativo. Então meu pai e minha mãe sempre me levaram”, acrescentou.

Em outra situação, Cara de Sapato foi questionado por Key Alves sobre os “tiques” que tem no rosto. Na ocasião, ele contou se tratar da Síndrome de Tourette. O lutador também já teve crises de ansiedade dentro da casa – outro sintoma da condição.

O que é a Síndrome de Tourette?

“A Síndrome de Tourette é uma síndrome neurológica no qual a principal característica são tiques motores ou vocais. Essa síndrome é incompreendida em relação às suas causas, mas, hoje sabemos que há fatores genéticos que podem causar essas alterações neuroquímicas. Entretanto, já existem relatos do diagnóstico de pessoas com essa síndrome após sofrerem traumatismo craniano”, explica a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental.

Ela conta que, na grande maioria dos casos, os sintomas são os tiques motores. Esses são também os primeiros sintomas a surgir e eles podem variar entre piscar, franzir a testa e balançar a cabeça. Entre os tiques motores, pode haver ainda pinçamento de olhos, tiques nos quais a pessoa faz certas expressões, caretas, movimento de dedos e mãos, chutes e até gestos obscenos. Nos tiques vocais, é possível englobar ato como como cuspir, gemer, soluçar, limpar a garganta e falar palavras inadequadas. “Todos podem ser repetitivos e difíceis de controlar”, revela. Geralmente, ocorrem entre os 4 e 6 anos de idade. 

“Os principais problemas são a dificuldade na socialização da criança, que podem ocasionar diversos problemas, inclusive abalos na autoestima. Isso propicia outros transtornos mentais como ansiedade e depressão, além de prejuízos na vida adulta que podem acometer até a vida profissional”, alerta.

Existe uma cura para a síndrome?

De acordo com o neurologista e neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, a remissão completa ocorre em até 30% dos casos, mesmo que sem tratamento – mas não existe exatamente uma cura. A Dra. Jéssica explica que a condição pode ter um controle, mas é essencial que o tratamento seja feito com o médico neurologista. Muitas vezes, ainda é importante a intervenção do médico psiquiatra e do psicólogo, pois a ação multidisciplinar pode necessitar de psicoterapia a medicamentos de uso controlado, injeções de toxina botulínica e até mesmo a prática de exercícios físicos.

“O diagnóstico é feito pelo médico especialista. No entanto, vale dar atenção aos sintomas que podem aparecer com uma frequência diária, em pelo menos um ano. Daí os exames de imagem e a avaliação médica que possam descartar outros diagnósticos são essenciais”, finaliza a psiquiatra.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto