Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Certas profissões causam mais danos à coluna; saiba quais

Médico alerta para a má-postura e o ambiente de trabalho que favorecem o surgimento de problemas na coluna

Certas profissões causam mais danos à coluna; saiba quais
Certas profissões causam mais danos à coluna; saiba quais - Foto: Shutterstock

São diversas as profissões que trazem consigo desafios e riscos para a saúde. Os danos podem ser ainda maiores para a coluna vertebral, pois essa é uma das partes do corpo que pode sofrer com o desgaste causado pelo trabalho prolongado em posições desconfortáveis ou repetitivas.

Desenvolvedor de realidade virtual e analista de dados, por exemplo, são profissões do futuro que passam muitas horas sentados em frente a um computador, o que pode causar dores nas costas e no pescoço. 

No entanto, há outros profissionais que também podem ser impactados. É o caso de técnicos em impressão 3D, agricultores verticais e operadores de drones — todas essas profissões também podem trazer riscos para a coluna, devido às posições desconfortáveis e ao levantamento de pesos.

O perigo do celular

Além disso, o uso excessivo do celular é outro fator que pode resultar em danos à coluna, tornando-se um dos principais problemas de saúde do futuro. É o que indica uma pesquisa publicada na revista Applied Ergonomics em 2017.

Ewa Gustafsson, pesquisadora da Universidade Gothenburg analisou o impacto do uso de dispositivos móveis na saúde musculoesquelética de jovens adultos. A conclusão é que o uso frequente de smartphones está associado a sintomas na coluna cervical e no membro superior. Embora a tecnologia traga oportunidades inovadoras, o uso prolongado pode ser prejudicial à saúde.

O uso excessivo de celular também pode levar ao surgimento do “pescoço tecnológico”. Basicamente, esse excesso pode causar surgimento de papada e rugas nessa região do corpo, além de outros danos. E, ao contrário do que se pode imaginar, o problema não afeta somente jovens, mas indivíduos de todas as faixas etárias.

Prevenindo problemas na coluna

Mas como evitar esses problemas? Segundo o cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, Luciano Miller, a prevenção é o melhor dos remédios neste caso. 

“A prevenção é a melhor forma de evitar danos à coluna, especialmente para aqueles que trabalham em profissões que exigem posições desconfortáveis. É importante manter uma postura correta, fazer pausas regulares para se alongar e fortalecer os músculos da coluna através de exercícios específicos”, afirma o especialista.

Para Luciano, o uso de mobiliário ergonômico, como cadeiras e mesas ajustáveis, pode ajudar a minimizar os riscos para a coluna. “Também é importante escolher calçados confortáveis e evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo sem descanso”, acrescenta.

Um estudo publicado no Journal of Electromyography and Kinesiology (2008) mostrou que a altura inadequada da tela do computador e o design da mesa podem causar má postura, resultando em dor e desconforto na coluna vertebral. A pesquisa, conduzida por Leon Straker, da Universidade de Curtin, na Austrália, ressalta a importância de adequar o ambiente de trabalho para manter uma postura saudável.

Profissões que podem comprometer a coluna

Profissionais da construção civil, como pedreiros e carpinteiros: precisam carregar materiais pesados e fazer movimentos repetitivos durante o trabalho.

Enfermeiros e profissionais da área da saúde: Geralmente precisam realizar movimentos repetitivos e levantar pacientes frequentemente.

Desenvolvedor de realidade virtual e analista de dados: a posição sentada prolongada pode causar dor nas costas.

Técnico em impressão 3D: trabalhar com a manutenção e operação de impressoras 3D pode envolver levantar e mover peças pesadas e posições desconfortáveis.

Trabalhadores do setor agrícola: precisam carregar e manipular animais e ferramentas pesadas durante o trabalho

Profissionais de limpeza: realizam atividades que exigem esforço físico, como varrer, aspirar e lavar pisos.

Trabalhador de linha de montagem de carros elétricos: trabalhar em uma linha de montagem pode envolver posições desconfortáveis e levantar e mover componentes pesados.

Trabalhadores do setor de mineração: precisam realizar atividades que exigem esforço físico, como carregar e transportar minérios e outros materiais pesados.

Técnico em manutenção de robôs: trabalhar com robôs para manutenção pode envolver levantar e mover peças pesadas em posições desconfortáveis.

O futuro é incerto, mas é certo que as profissões continuarão a evoluir e mudar. É importante estar preparado e informado sobre os riscos e as formas de prevenção, para garantir uma carreira de sucesso e uma vida saudável. Com a informação e a conscientização, é possível trabalhar com segurança e realizar as profissões do futuro sem prejudicar a saúde.

A saúde é um bem precioso e não pode ser negligenciada. Investir na prevenção de lesões e dores na coluna é uma forma de garantir uma vida longa e saudável, mesmo trabalhando em profissões que exigem posições desconfortáveis. Não há nada mais valioso do que estar saudável e sem dores para desfrutar da vida e realizar nossos sonhos e objetivos.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...

Doenças

Marrone, da dupla com Bruno, foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos. Entenda a gravidade

Doenças

O ceratocone está entre as principais motivações para o transplante de córnea – tanto em adultos, como em crianças

Doenças

As baixas temperaturas e outras características da estação diminuem a imunidade e aumentam a circulação de vírus, como da conjuntivite