Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Cheiro de suor pode atrair picada de mosquitos, mostra estudo

Ainda não se sabe quais características no cheiro de suor são atraentes para os mosquitos, mas ficou claro que o odor chama atenção dos insetos

Cheiro de suor pode atrair picada de mosquitos, mostra estudo
Cheiro de suor pode atrair picada de mosquitos, mostra estudo - Foto: Shutterstock

Você recebe picadas de mosquitos frequentemente? Saiba que isso pode ter a ver com o cheiro do seu suor. É o que sugere um estudo publicado na revista científica Current Biology. Os pesquisadores descobriram que o odor corporal (o famoso “cecê”) pode ser muito mais atraente aos mosquitos do que se acreditava antes. Por isso, algumas pessoas são mais suscetíveis que outras às picadas dos insetos.

O objetivo do estudo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de controle de mosquitos mais eficazes. Isso, por sua vez, levaria a uma melhor prevenção de doenças transmitidas por eles. 

O estudo 

No experimento, os cientistas compararam o calor, o odor corporal e a liberação de gás carbônico na respiração humana como iscas para atrair mosquitos. Eles descobriram que um dos participantes tinha uma composição de odor corporal completamente diferente dos outros e evitou consistentemente a atenção do mosquito. 

Ainda não ficou claro exatamente que aspecto das secreções da pele, metabólitos microbianos ou emissões respiratórias realmente causaram isso, mas a ideia é justamente descobrir a partir de mais pesquisas. Ou seja, esse é apenas o começo.

De qualquer forma, a equipe identificou diferentes misturas dos mesmos 40 produtos químicos no odor de todos os seis humanos participantes. A mistura de cada pessoa pode mudar de acordo com a sua dieta (rica em cebola, pimenta e alho), doenças como diabetes, secreções da pele, hormônios, colonização por micróbios e emissões respiratórias, entre outros fatores.

Para os mosquitos, alguns humanos são mais atraentes que outros, e ao identificar essas pessoas, o grupo espera isolar e estudar os compostos no odor corporal.

Pesquisas anteriores

Essa não foi a primeira vez que a ciência se desdobrou sobre o efeito do cheiro de suor na atração dos mosquitos. Anteriormente, pesquisadores descobriram que os insetos dão preferência a tons avermelhados na hora de procurar sangue humano para beber. Para isso, usam sensores de dióxido de carbono, que conseguem identificar a até 30 metros de distância.

Em outra pesquisa, cientistas descobriram que, enquanto a maioria dos animais tem um conjunto específico de neurônios que detectam cada tipo de odor, o mosquito pode captar cheiros por várias vias diferentes. É por isso que, em alguns casos, ele volta mesmo quando se passa repelente.

Bromidrose: quando o cheiro de suor é verdadeiramente desagadável

Quando o suor vem acompanhado de um cheiro desagradável, é provável que o indivíduo sofra de bromidrose. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o odor intenso que essa sudorese provoca não é grave, mas atrapalha a qualidade de vida da pessoa por ser motivo de constante desagrado a quem a rodeia. Os principais pontos de odor intenso são as axilas e as virilhas, regiões de dobra ricas em glândulas sudoríparas e calor.

A boa notícia é que existe tratamento. O médico dermatologista é o responsável por avaliar se o caso tem a ver com bactérias que colonizam essas áreas. Assim, ele pode prescrever remédios como antibióticos tópicos e, por vezes, terapias mais longas para alterar a característica do suor do paciente, a fim de solucionar o problema.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto