Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Cirurgia de varizes: entenda o procedimento que afastou Ana Maria Braga da TV

Apresentadora passou por uma cirurgia de varizes e precisou abandonar o comando do Mais Você. Nas redes, ela disse que correu tudo bem

Cirurgia de varizes: entenda o procedimento que afastou Ana Maria Braga da TV
Cirurgia de varizes: entenda o procedimento que afastou Ana Maria Braga da TV - Foto: Reprodução Instagram (@anamariabragaoficinal)

Na segunda-feira (27), não foi Ana Maria Braga quem comandou o programa Mais Você (TV Globo) como de costume. Na última sexta-feira, ela explicou o motivo nas redes sociais: a apresentadora precisou se ausentar para realizar uma cirurgia de varizes. 

“Quem me acompanha no #MaisVocê já sabe, mas esse final de semana vou precisar fazer uma cirurgia. É bem tranquilo, para deixar as minhas “legs” ainda mais bonitas”, diz trecho do comunicado.

Rápida recuperação

É esperado que Ana Maria passe por um procedimento sem ‘downtime’ (isto é, com rápida ou nenhuma recuperação). Dessa maneira, ela pode se manter ativa durante o processo. 

“A cirurgia de varizes foi substituída por um plano de tratamento elaborado e um tratamento estadiado (feito em etapas), dentro do consultório vascular”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que destaca se tratar de um procedimento com excelentes resultados.

O conceito surgiu da Flebosuite, uma sala equipada para avaliação completa vascular: com equipamento de realidade aumentada, ultrassom doppler, laser transdérmico, resfriador de pele, material de escleroterapia e equipamento de laser endovenoso, além de documentação fotográfica adequada, detalha a especialista. 

“Nessa nova realidade o paciente passa por uma avaliação minuciosa, desde a consulta, passando pelo exame físico, exames complementares. Assim, um flebograma é desenhado, um desenho elaborado com detalhes de todo o sistema venoso do paciente”, diz a médica. 

A partir desse flebograma, um plano é traçado, com a combinação de um ou vários procedimentos. O objetivo é melhorar a circulação e o aspecto estético das pernas. “Afinal, veias diferentes pedem tratamentos diferentes, e isso vai determinar o que vai compor o seu plano de tratamento individualizado.”

Procedimentos similares à cirurgia de varizes

Enquanto a cirurgia de varizes é conhecida pelo longo tempo de recuperação, outros procedimentos podem promover os mesmos resultados, mas de maneira muito menos invasiva. A Dra. Aline Lamaita algumas técnicas:

Termoablação da veia safena: tratamento minimamente invasivo da veia safena. Nele, o profissional responsável introduz uma fibra óptica na veia sem a necessidade de cortes, o tratamento ocorre por dentro, e depois o próprio organismo o absorve. Aline pontua que este é o melhor tratamento para a veia de safena. 

Espuma densa: injeção de produto em formato de mousse dentro das veias mais calibrosas, substituindo a microcirurgia. Não exige repouso.

ClaCs (Cryolaser + cryoescleroterapia): “A técnica idealizada pelo Professor Doutor Kasuo Miyake combina o laser transdérmico com escleroterapia (injeções de glicose), tratamento adequado para veias menos calibrosas e superficiais na pele. Também pode ser uma opção para vasinhos (as famosas telangiectasias)”, explica a médica. 

Também não exige repouso. No entanto, é preciso evitar o sol por um período de 10 dias após cada sessão.

ATTA: técnica utilizada para tratamento de veias varicosas através de punção e passagem de fibra óptica, sem cortes, sem repouso.

ClaFs: associação de laser transdérmico com espuma, que pode ser uma opção para veias mais calibrosas e também superficiais. Também não necessita de repouso.

Segundo a médica, um plano de tratamento será composto de um ou alguns desses procedimentos acima propostos. “A decisão por qual ou quais técnicas utilizar será feita pelas características das veias, mas o mais importante: os tratamentos são pouco invasivos, praticamente sem repouso e são feitos no consultório, sem necessidade de internação”, finaliza.

Breve retorno

Após passar pela cirurgia de varizes, Ana Maria Braga postou em seus stories do Instagram que o procedimento correu bem. Além disso, ela acrescentou que estará de volta em breve às manhãs do Mais Você.

Descrição da imagem: "Oi, meninos e meninas. Já fiz o procedimento e foi tudo bem. Estou no quarto me recuperando e espero logo, logo estarmos juntos novamente. Um beijo. Ana Maria Braga"
Story Ana Maria Braga.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Além do desconforto emocional, a ansiedade também pode causar sintomas físicas, que são frequentemente confundidos com outras doenças

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos