É comum que o corpo da mulher passe por uma série de mudanças após o parto. Surgem celulites e estrias, a pele fica mais flácida e a gordura pode se acumular em alguns pontos. Esses fatores afetam a autoestima e o bem-estar da nova mamãe. Por isso, é comum a mulher procurar procedimentos estéticos para voltar ao corpo de antes, como é o caso do “mommy makeover”.
A Mommy Makeover é uma série de cirurgias plásticas indicada para mulheres após a gestação. “Envolve uma combinação de procedimentos, sendo que as correções mais comuns ocorrem em mamas, abdômen, coxas, quadris e cintura”, explica o cirurgião plástico Dr. Victor Hugo Cordeiro.
Nesse sentido, as mamães podem passar por procedimentos como mamoplastias, mastopexia com ou sem prótese, lipoescultura e abdominoplastia. “Normalmente, orientamos após 6 meses mínimo de término da amamentação ou do período puerperal para dar início às cirurgias”, afirma o médico.
Toda mãe precisa de um mommy makeover?
O foco do mommy makeover é garantir a autoestima e o bem-estar materno. Mas é claro que nem toda mulher precisa se submeter a uma cirurgia plástica, especialmente depois de dar à luz. O ideal é se sentir bem consigo mesma e, se optar pelo procedimento, realizá-lo com segurança e confiança na equipe médica responsável.
Victor relata que a cirurgia é indicada para mulheres que apresentam flacidez mamária, aumento, hipertrofia ou diminuição mamária, flacidez abdominal, diástase dos músculos reto abdominal e gorduras localizadas. Segundo ele, antes de qualquer coisa os médicos avaliam as condições da paciente para indicar o melhor tratamento.
“Esta é uma cirurgia que adoro fazer porque podemos cuidar da pessoa mais importante da vida: a mãe. A melhora do contorno corporal, anatômico aumenta a autoestima ajudando em todos aspectos fisiológico e psicológicos da mulher”, destaca o especialista.