Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Pimentão: conheça os benefícios de cada cor do alimento

A coloração do pimentão depende do momento da colheita, o que também influencia na maneira que o alimento age no organismo

Pimentão: conheça os benefícios de cada cor do alimento
Pimentão: conheça os benefícios de cada cor do alimento - Foto: Shutterstock

Colorido e versátil: essas são as principais características do pimentão. No entanto, faz diferença saber qual cor de pimentão escolher, já que cada tom proporciona um sabor diferente ao prato – e, da mesma forma, proporciona benefícios distintos ao organismo. Afinal, qual é a diferença entre os tipos de pimentão?

Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), explica que as propriedades naturais são diferentes por conta do período em que ocorre a colheita do pimentão, momento que define a coloração do alimento.

Cada cor de pimentão tem seus próprios benefícios

“Ele permanece amarelo ou vermelho quando é colhido meses depois da plantação, já maduro. O primeiro possui um alto índice de vitamina C, atuando como expectorante e descongestionante, por exemplo. Já o vermelho tem o antioxidante licopeno, que reduz problemas cardiovasculares, as vitaminas A, C e E e as propriedades hipoglicêmicas”, explica.

Já a colheita do pimentão verde, por sua vez, ocorre precocemente. “Nesse caso, ele será rico em vitaminas E e B, carotenoides e betacaroteno, minerais e antioxidantes. Esse alimento ajuda na prevenção da catarata e de alguns tipos de câncer, como de intestino e garganta”, completa.

Os três tipos de pimentão são próprios para consumo. Porém, algumas pessoas costumam sentir indigestão ao comer o verde. Isso acontece porque a colheita ocorreu antes da hora e, portanto, ele tem um sabor mais forte e azedo. No entanto, suas sementes podem ser retiradas para evitar esse desconforto. Já o vermelho e amarelo são mais adocicados, explica a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse