Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Homens também têm varizes: veja sintomas e opções de tratamento

Varizes atingem sobretudo as mulheres, mas também podem impactar a qualidade de vida e bem-estar dos homens

Homens também têm varizes: veja sintomas e opções de tratamento
Homens também têm varizes: veja sintomas e opções de tratamento - Foto: Shutterstock

As varizes são veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés. Além do desconforto estético, elas também podem causar dores, e são uma preocupação sobretudo para as mulheres. No entanto, homens também podem enfrentar o problema.

De acordo com a Dra. Camila Helena Oliveira, angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous, os sintomas mais comuns de varizes em homens são semelhantes aos das mulheres e incluem dor, sensação de peso e cansaço das pernas. Contudo, eles costumam perceber o problema mais tarde do que elas.

“Devido a presença de pelos que dificultam a visualização dos vasinhos, os homens acabam tendo a percepção da doença venosa em fases mais tardias, quando os sintomas são mais intensos e as varizes mais calibrosas. Além disso, os homens podem ser menos propensos a procurar tratamento para varizes, o que pode levar a complicações mais graves”, alerta a especialista.

Causa mais comum de varizes em homens

O fator de risco genético é a causa mais comum do aparecimento das varizes, aponta Camila. Porém, outros fatores como ficar longos períodos em pé ou sentado, estilo de vida sedentário e obesidade também influenciam. 

Além disso, esses fatores podem afetar o tratamento das varizes em homens, tornando necessário abordar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes. Isto é, mudanças no estilo de vida, uso de meias de compressão e, em alguns casos, procedimentos médicos para tratar as veias afetadas.

Opções de tratamento

As opções de tratamento para varizes em homens variam dependendo da gravidade e das necessidades individuais. A cirurgiã vascular aponta algumas das opções mais comuns:

Escleroterapia

Envolve a injeção de uma solução diretamente na veia afetada, que causa uma reação inflamatória na parede da veia, fazendo com que ela se feche e eventualmente desapareça. Vantagens incluem ser um procedimento minimamente invasivo, com pouco tempo de recuperação. Desvantagens podem incluir a necessidade de múltiplas sessões para resultados completos, potencial de reações alérgicas à solução injetada e manchas.

Laser transdérmico

Técnica utilizada no tratamento de varizes que envolve a aplicação de energia térmica através da pele para tratar as veias afetadas.O laser transdérmico funciona aquecendo a veia afetada, o que faz com que ela se feche e eventualmente desapareça. Isso é possível porque a energia do laser é absorvida pela hemoglobina presente no sangue, causando danos seletivos às paredes das veias, enquanto minimiza os danos aos tecidos circundantes. 

As vantagens são: o procedimento é minimamente invasivo, realizado em consultórios médicos, não precisa de repouso e as desvantagens incluem o custo mais elevado, não poder tomar sol antes e após o procedimento.

Ablação endovenosa a laser ou radiofrequência

Este procedimento envolve a aplicação de calor através de um laser ou dispositivo de radiofrequência para fechar a veia afetada. Vantagens incluem alta taxa de sucesso, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia tradicional. Desvantagens podem incluir o custo mais elevado em comparação com outros tratamentos.

Cirurgia de remoção de varizes (flebectomia)

Envolve a remoção física das varizes através de pequenas incisões na pele. Vantagens incluem a remoção imediata das varizes e desvantagens podem incluir o tempo de recuperação mais longo, maior chance de desenvolvimento de hematomas e potencial para cicatrizes.

“É importante consultar um médico especialista para determinar a melhor opção de tratamento com base no seu caso específico”, destaca a médica.

O impacto da atividade física e estilo de vida

Camila ressalta que a atividade física e o estilo de vida desempenham um papel importante no desenvolvimento e na progressão das varizes em homens. Ela cita algumas maneiras pelas quais eles podem influenciar:

Atividade física regular: Exercícios que fortalecem os músculos das pernas, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, podem melhorar a circulação sanguínea e reduzir a pressão nas veias, ajudando a prevenir o desenvolvimento de varizes.

Manter um peso saudável: O excesso de peso coloca pressão adicional nas veias das pernas, aumentando o risco de desenvolver varizes. Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios pode ajudar a reduzir esse risco.

Evitar longos períodos de pé ou sentado: Ficar em pé ou sentado por longos períodos pode dificultar o retorno venoso das pernas ao coração, aumentando a pressão nas veias e contribuindo para o desenvolvimento de varizes. É importante fazer pausas para movimentar-se e alongar-se regularmente, especialmente durante o trabalho ou viagens prolongadas.

“Em resumo, adotar um estilo de vida ativo e saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos, manter um peso adequado, evitar hábitos prejudiciais como evitar longos períodos em pé ou sentado, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento e a progressão das varizes em homens”, enfatiza.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Entenda como uma dieta bem elaborada pode auxiliar o descanso adequado e a recuperação do seu organismo

Notícias

O método Roma IV é a principal forma de identificar constipação em crianças, mas pesquisadores apontam forma mais eficiente

Saúde Mental

Profissional aponta as cinco feridas emocionais mais comuns e sugere formas de lidar com as consequências na vida adulta

Notícias

Neurocientista revela que beijamos muito mais com o cérebro do que com a boca. Entenda o que acontece durante o beijo