Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Dor no ciático: entenda o que causa e como tratar o problema

Fator genético pode ser mais importante do que hábitos de vida e correção por cirurgia pode ser necessária para dor no ciático

Dor no ciático: entenda o que causa e como tratar o problema
Dor no ciático: entenda o que causa e como tratar o problema - Foto: Shutterstock

A ciatalgia, mais conhecida como dor no ciático, é uma condição bastante comum, que pode atingir até 40% da população mundial. Suas causas podem ser uma hérnia de disco ou osteofitose (bico de papagaio), que promovem a compressão do nervo ciático na região glútea. Além disso, a infecção viral por Herpes Zoster também pode causar o problema.

Sintomas além da dor

O quadro se caracteriza por quadro de dor intensa, que pode atingir a região glútea e/ou irradiar pelo glúteo, região posterior da coxa e região lateral da perna, chegando até o pé, explica o Dr. José Humberto Pereira Júnior, ortopedista e especialista em coluna do Grupo Spine.

Por isso, um sintoma pouco comentado da dor no ciático, mas bastante comum, é o formigamento e dormência nos dedos do pé. “Pode haver ainda perda de força em uma região específica (miótomo) ocasionando quadros de fraqueza no pé e tornozelo”, esclarece o médico.

Como prevenir a dor no ciático?

Conforme o especialista, ter bons hábitos alimentares, evitar tabagismo e praticar atividades físicas regularmente são formas de evitar o surgimento da dor no ciático. 

José Humberto destaca principalmente os exercícios voltados para grupos musculares que se relacionam diretamente com a coluna e bacia. Isso porque eles podem reduzir as chances de desenvolver hérnias discais e artrose da coluna (espondilose) e consequentemente evitar dores no nervo.

“Alongamento da cadeia posterior e músculos dos quadris, por exemplo, reduzem as chances de compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme”, destaca o ortopedista.

Porém, é importante ressaltar que os fatores genéticos individuais têm maior poder determinante para predisposição de hérnia discal e artrose de coluna que os hábitos de vida.

Isso justifica, por exemplo, situações em que pacientes sedentários e tabagistas não terem hérnia discal enquanto alguns pacientes não tabagistas e praticantes de atividades físicas a terem, afirma o médico.

Tratamento

O tratamento para dor no ciático vai desde o uso de medicações anti-inflamatórias, analgésicos opióides e não opióides, gabapentinoides, infiltrações percutâneas com corticóides até o tratamento cirúrgico

Nesses casos, poderá apenas ser necessário a ressecção da hérnia discal (fragmento de disco destacado) através de cirurgia por vídeo. Ou o paciente ainda pode necessitar de reparos da estrutura da coluna em si, com realinhamento e posicionamento de parafusos e dispositivos no espaço discal, para evitar a dor no ciático e outros distúrbios.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação