Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Como a cárie surge? Dentista aponta quais alimentos evitar

A saliva, os hábitos de higiene e de alimentação, além de outros fatores, podem contribuir para o surgimento de cárie dentária

Como a cárie surge? Dentista aponta quais alimentos evitar
Como a cárie surge? Dentista aponta quais alimentos evitar - Foto: Shutterstock

Segundo o Ministério da Saúde, a cárie é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no mundo. Ela se caracteriza pela desintegração do dente, e pode ter origem em uma série de fatores. Sem o tratamento adequado, pode agravar para um problema mais sério de saúde bucal.

A odontopediatra da IGM Odontopediatria, Dra. Ilana Marques, aponta os principais fatores relacionados ao surgimento da cárie:

  • Hábitos alimentares;
  • Hábitos de higiene;
  • Composição salivar;
  • Flúor.

Portanto, os fatores de risco são os maus hábitos alimentares e os maus hábitos de higiene bucal. Além disso, a saliva também desempenha um papel importante neste contexto, uma vez que ela protege os dentes contra a cárie. Isso porque sua composição pode influenciar diretamente a predisposição de um indivíduo a desenvolver o problema.

Características da saliva podem favorecer surgimento de cáries

“A saliva contém íons como cálcio e fosfato, que ajudam a remineralizar o esmalte dentário e a fortalecer os dentes. Indivíduos com saliva com baixa concentração desses minerais podem ser mais suscetíveis à cárie, pois estes minerais possibilitam a remineralização natural dos dentes, quando presentes em quantidades normais”, explica a odontopediatra. 

Além disso, pessoas com a boca seca, isto é, baixa salivação, também estão mais predispostas à cárie, pois ela atua também de forma a fazer uma limpeza mecânica além de manter o PH da boca alcalino, neutralizando assim a acidez de certos alimentos, aponta a especialista.

Ilana destaca ainda que crianças de 0 a 2 anos de idade estão mais suscetíveis às cáries porque seus dentes ainda não estão totalmente mineralizados.

Alimentos para evitar

“Os alimentos mais ácidos e pegajosos são os que mais propiciam o aparecimento da doença cárie. Isso porque eles desmineralizam o esmalte dos dentes com sua acidez. É a falta de minerais que ocasiona a doença na forma de manchas brancas, amareladas até cavidades”, diz a profissional. 

Como prevenir a cárie

De acordo com Ilana, a se tratar de cáries, a prevenção é sempre o melhor caminho. Pensando nisso, a especialista listou alguns cuidados necessários para evitar o problema. Confira:

  • Adotar uma alimentação inteligente;
  • Manter uma higiene adequada;
  • Realizar consultas de prevenção ao dentista;
  • Fazer uso de flúor.
Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Os tipos de aditivos acrescentados em uma receita indicam quais são os alimentos ultraprocessados, que trazem riscos à saúde

Doenças

Cansaço extremo durante o período de férias deve alertar os pais sobre risco de arritmia cardíaca nas crianças, informa especialista

Dor

8 em cada 10 pessoas têm ou terão dor na lombar em algum momento da vida; a prática de atividade física, no entanto, ajuda...

Alimentação

A procura por alimentos calóricos aumenta no frio, o que dificulta a manutenção de uma alimentação saudável, mas algumas dicas podem ajudar